Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 25 de abril de 2021

AUMENTO DE MORTES POR COVID-19 NA ÍNDIA LEVA CREMATÓRIOS AO COLAPSO

Volume de incinerações está quatro vezes maior e cremações coletivas são realizadas; espera de até 12 horas e filas de ambulâncias com corpos têm deixado os trabalhadores extenuados

ÉPOCA
23/04/2021 - 06:33Piras acesas para cremação coletiva em Nova Délhi, na Índia Foto: SOPA Images / SOPA Images/LightRocket via Gett

O número de mortes pela Covid-19 na Índia já superou os 180 mil e os casos seguem aumentando dia a dia, assim como o caos causado pela pandemia. Nos crematórios do país, ambulâncias com corpos de vítimas da doença se acumulam em filas enquanto os trabalhadores atuam em tempo integral para agilizar as cremações e reduzir o tempo de espera das famílias. A situação é especialmente crítica no estado de Gujarat, no Oeste indiano, onde os centros de cremação têm recebido de três a quatro vezes mais cadáveres que o normal.

Corpos de vítimas da Covid-19 à espera de serem cremados em Nova Delhi, na Índia Foto: SOPA Images / SOPA Images/LightRocket via GettTrabalhadores em frente ao crematório Nigambodh Ghat em Nova Delhi, na Índia Foto: Hindustan Times / Hindustan Times via Getty Images

Relatos dos trabalhadores envolvidos nos processos de cremação mostram o desespero e a extenuante corrida contra o tempo para que a fila de corpos não cresça ainda mais. “Estamos trabalhando 24 horas por dia com capacidade de 100 por cento para cremar corpos dentro do prazo”, contou Kamlesh Sailor, presidente do fundo que administra um crematório da cidade de Surat, à agência Reuters.

Dois crematórios de Surat, o Sailor's Kurukshetra e outro conhecido como Umra, realizaram mais de 100 cremações por dia na última semana, todas sob os protocolos utilizados com vítimas do novo coronavírus, segundo o portal AlJazeera. Outras cidades do estado de Gujarat, como Rajkot, Jamnagar e Ahmedabad, têm operado 24 horas por dia para incinerar o quádruplo de corpos na comparação aos dias convencionais. Já na cidade indiana de Lucknow, parentes receberam fichas numeradas para que a fila fosse organizada e chegaram a esperar por até 12 horas até que o corpo de seu ente fosse cremado. Segundo o portal India Today, em Bhopal, capital do estado de Madia Pradexe, 187 corpos chegaram a ser cremados no protocolo da Covid-19 em quatro dias neste mês de abril.

Na noite da última segunda-feira (19), seis ambulâncias com corpos estavam na fila de espera no crematório Hosapalya, em Bangalore, capital do estado de Karnataka. O estabelecimento está entre os sete da cidade que foram reservados somente para mortos pela Covid-19. Até aquele momento, 14 cremações já haviam sido realizadas no dia.“Estamos seguindo um sistema de ordem de chegada para uso dos dois incineradores. Ontem, 31 corpos tiveram que ser cremados. O crematório funcionou até 2h da manhã e reabriu novamente às 5h”, disse Chandra Kumar, uma trabalhadora do crematório, ao jornal The Indian Express. Segundo o relato de um motorista de ambulância ao portal indiano, o tempo de espera tem sido de “sete a oito horas” até que os corpos sejam incinerados.

Fonte: https://epoca.globo.com/mundo/aumento-de-mortes-por-covid-19-na-india-leva-crematorios-ao-colapso-24982984


Nenhum comentário: