Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 19 de abril de 2021

Mais feia que a de Cuba, foi a da Venezuela

 

Afirmam nos Estados Unidos que a invasão de Girón foi um desastre

Lawrence J. Haas, especialista norte-americano em Relações Internacionais, disse que a invasão norte-americana de Cuba em Playa Girón foi «uma aventura militar mal concebida e um desastre absoluto»



abril 13, 2021 08:04:35


Lawrence J. Haas, especialista norte-americano em relações internacionais, disse que a invasão norte-americana de Cuba em Playa Girón foi «uma aventura militar mal concebida e um desastre absoluto».

Assim apareceu nesta segunda-feira, 12 de abril, em um artigo de sua autoria, no jornal The Hill, no qual lembra que «60 anos atrás, um novo presidente indeciso (John F. Kennedy, JFK) lançou uma ação militar contra Cuba de surpreendente ingenuidade , com uma força de cerca de 1.400 emigrantes, formados e financiados pelos Estados Unidos», informou a Prensa Latina.

Segundo Haas, membro do Conselho de Política Externa dos Estados Unidos, o objetivo era provocar «um levante populista» para derrubar Fidel, mas que «Castro rapidamente anulou as esperanças de um levante e JFK sofreu um vergonhoso revés global três meses após chegar à presidência».

Argumentou que o absurdo foi ao extremo de ter ocorrido semanas depois de Kennedy lançar sua Aliança para o Progresso, para polir a imagem de Washington. «A Baía dos Porcos», garantiu, «veio enterrar essas esperanças, ressuscitando o espectro do imperialismo norte-americano em uma região que já tinha visto o suficiente sobre o assunto».

Para o analista, a única coisa positiva foi que Kennedy «aprendeu, da maneira mais difícil, a não confiar cegamente nos conselhos de seus condecorados chefes militares, muitos dos quais lhe garantiram que o sucesso na Baía dos Porcos seria provavelmente avassalador».

A mensagem foi entendida, então, mais tarde, quando o presidente rejeitou o conselho de seus chefes militares, os que recomendaram uma ação militar para acabar com os mísseis soviéticos em Cuba, durante a chamada Crise de Outubro de 1962.

Em abril de 1961, a Brigada 2506, armada até os dentes e composta por ex-militares do regime de Fulgencio Batista, desembarcou em Playa Girón para eliminar a Revolução Cubana. O resultado foi sua derrota, em menos de 72 horas. Não conseguiram lidar com a coragem, a firmeza e o espírito de vitória do povo, liderado pelo seu líder, Fidel Castro. (Redação de Correspondentes).


Fonte: http://pt.granma.cu/mundo/2021-04-13/afirmam-nos-estados-unidos-que-a-invasao-de-giron-foi-um-desastre

Nenhum comentário: