Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 19 de abril de 2021

Substâncias poluentes podem estar a alterar o comportamento das pessoas e dos animais, avisam cientistas


Getty Images
Vestígios de medicamentos, produtos de beleza e plásticos na natureza têm o potencial de provocar mudanças em animais, incluindo os humanos


Um grupo de cerca de 30 cientistas avaliou o impacto que os químicos poluentes têm na vida terrestre e marinha, chegando à conclusão de que algumas destas substâncias conseguem alterar o comportamento de pessoas e animais. A análise foi publicada na Environmental Science and Technology.

Alex Ford, um dos investigadores, dá o exemplo dos antidepressivos e dos ansiolíticos, “que mostraram alterar o comportamento de peixes e invertebrados durante os ensaios laboratoriais”. “Esses medicamentos, como muitos medicamentos prescritos, entram no ambiente através de águas residuais.” Os cientistas alertam também para o perigo de químicos prejudiciais existentes em plásticos, detergentes, tecidos e produtos de higiene pessoal, que têm chegado cada vez mais à natureza, sobretudo aos cursos de água.

A noção de que os químicos poluentes são capazes de modificar comportamentos não é de todo nova. No documento do estudo recordam-se os registos no campo de toxicologia comportamental com mais de seis décadas. Entre os exemplos citados estão as alterações de comportamento provocadas pelo chumbo e pelo mercúrio, ainda no século XIX.

Regulamentação à vista?

É unânime que alguns destes químicos existentes na natureza influenciam a vida dos seres vivos, nomeadamente a sua reprodução, mortalidade e crescimento, mas a avaliação dos efeitos no comportamento ainda está muito incipiente. Segundo os investigadores, isto deve-se principalmente à falta de métodos-padrão para realizar estudos.

Recentemente, no entanto, os avanços tecnológicos permitem detetar e quantificar mudanças subtis no comportamento, lê-se no estudo, que pretende ser a base para um conjunto de recomendações, com vista a melhorar a regulamentação de alguns produtos.

“A regulamentação de produtos químicos está em constante evolução, à medida que a base científica melhora. Um trabalho como este, onde investigadores e reguladores se encontram, pode ser o ponto de partida para uma mudança na forma como os estudos comportamentais são vistos na esfera regulatória”, disse Marlene Agerstrand, especialista em avaliação de risco de produtos químicos da Universidade de Estocolmo, à Phys.org

Fonte: https://visao.sapo.pt/visao_verde/ambiente/2021-04-19-substancias-poluentes-podem-estar-a-alterar-o-comportamento-das-pessoas-e-dos-animais-avisam-cientistas/

Nenhum comentário: