Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 20 de abril de 2021

Itacurubi, bairro de Florianópolis e município do RS

Vi uma matéria no Face sobre o nosso bairro e o significado do seu nome.

E resolvi fazer uma busca nos guardados das minhas leituras, onde encontrei o que segue: 


- Entre a ponta de Cacupé Grande e a do Recife, que é o extremo norte da capital, faz a costa uma reentrância, denominada Saco de Itacorubi ou Saco Grande, onde deságuam três pequenos rios — o Manoel Antônio, o do Bornelas e o Lessa ou Amorim, cujas nascentes vêm de uns montes próximos ao norte e da encosta do morro do Padre Doutor, na Lagoa. Toda essa região é plana e recortada por esses rios que formam, à pequena distância da costa, na altura da estrada circular da Ilha, o local das Três Pontes chamado, por existirem nele três grandes pontes de madeira, a poucos metros uma das outras, pontes que pelo terreno paludoso e raso em que estão, o mar cobre muitas vezes nas preamares anormais.
O arraial do Saco Grande nucleia-se para lá dessas pontes, na parte enxuta do terreno, entre a Capotera e os montes. É pouco farto de culturas e não prospera na razão de sua situação, tão bem provida de comunicações — rio, mar e estrada — distante apenas hora e meia do coração da cidade. Seus habitantes são em geral mais pombeiros do que agricultores e ocupam-se mais do negócio de galinhas e ovos, que vão mercar ao Desterro, do que das lavouras. Entretanto o sítio, além de outras culturas, dá bom café e cana, esta última abundante em outros tempos, principalmente na Capotera, onde o velho Siqueira (abastado lavrador de outros tempos) possuía uma fazenda com grandes plantações que, pelas épocas da safra, davam açúcar e melado para exportação. - VIRGÍLIO VARZEA - Santa Catarina/A Ilha - https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/santacatarina-virgilio-1.htm

- ITACURUBI
Data de Criação: 09/05/1988, Lei 8.113.
Quem nasce ou mora no município de Itacurubi chama-se: ITACURUBIENSE. O início da povoação de Itacurubi deu-se por volta de 1890, com a chegada à essa região, do Capitão da Marinha, Jacques Ouriques Simons, oriundo do Estado da Bahia, com a conseqüente instalação de uma casa para troca e venda de produtos. Esses primeiros moradores muito contribuíram com seu bravo trabalho para o desenvolvimento e o crescimento de Itacurubi.
Em 1930, surgiu a primeira farmácia e, em 1947, foi fundada a Associação do Aeroclube de Itacurubi, sendo no mesmo ano criada a Escola Estadual de 1º Grau Vicente Goulart.
Topônimo Guarani: Outra versão: “itá” = pedra, rocha + “curuba” = caroço, caco pedrouco +”i” = pequeno. Mais correto Itacurubim.

Municípios mães: Santiago e São Borja.

Fonte: http://giovanicherini.com/site/publicacoes/aorigemdonomedosmunicipios.pdf 

 

Nenhum comentário: