Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Impedidos de fazer greve, polícias islandeses estão doentes em massa





HALLDOR KOLBEIN/AFP/GETTY


É um estratagema que ainda no último Ano Novo foi usado em Roma



A polícia islandesa está em greve pela segunda vez este mês. Formalmente não é uma greve, pois a lei não o permite, mas muitos membros da corporação declararam-se doentes e não compareceram ao serviço.

“Nem todas as tarefas vão poder ser realizadas esta quinta-feira, embora as consideradas mais urgentes vão obviamente ter prioridade, como sempre”, explica a Polícia Metropolitana de Rekjavik, a capital.

Os polícias queixam-se de ganhar pouco. O salário médio de um agente é um pouco acima dos 2000 euros por mês, o que ficará abaixo do de uma secretária na Islândia. “Sem desprimor para as secretárias, os polícias fazem um pouco mais do que escrever relatórios”, explica um chefe policial. “O nosso trabalho envolve conciliação, acalmar situações e pessoas”, reforça.

Embora a Islândia seja de modo geral um país pacífico – em 2013 foi a primeira vez que a polícia matou alguém – os agentes recordam que o Governo tinha prometido discutir questões salariais e não cumpriu. Como disse o referido chefe: “Aceito que um criminoso me minta, goze e diminua, pois está num momento mau da sua vida, mas que desculpa têm os ministros?”.

Um protesto semelhante ao da Islândia aconteceu em Roma na última passagem de ano, quando 83,5 % dos polícias que deviam ter estado de serviço meteram baixa. Na altura as críticas foram muitas, ao ponto de agentes do resto da Itália terem decidido participar numa marcha contra a “lama” que estava a ser atirada contra os seus colegas romanos.

Agora, as autoridades islandesas avisaram os polícias de que será punido quem não cumprir a lei. A Federação Nacional dos Polícias, representante da classe, pediu formalmente aos seus membros que respeitem a lei, “por razões óbvias”. E o organismo representante das secretárias (as quais fazem mais do que escrever relatórios, e também praticam a conciliação) ainda não parece ter comentado.

Fonte: EXPRESSO.PT

Nenhum comentário: