Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 10 de outubro de 2015

Nada é sagrado: discriminação religiosa provoca escândalo nos EUA


Um caso grave de discriminação religiosa foi registrado nos EUA. Os colegas de uma funcionária descobriram que ela pregava o hinduísmo e começaram lhe chamar de "bruxa" e "satanista". Depois, como resultado das reclamações, ela foi demitida.

Segundo a mulher demitida, Deborah Schoenfeld, moradora do estado de Maryland, que trabalhava na clínica dentária da Força Aérea dos EUA na cidade de Fort Meade, ela foi submetida a humilhações com base na sua religião.

No processo judicial apresentado por parte da Fundação Militar de Liberdade Religiosa, diz-se que ela foi mesmo proibida de praticar ioga com o fundamento de que, desta forma "poderia chamar o diabo".

A investigação realizada pela fundação mostrou que os antigos colegas da mulher lhe proibiram de ouvir música indiana, porque não era cristã, e declararam abertamente que, após Deborah ter sido demitida, em vez da “bruxa” chegou ao escritório uma verdadeira “fada”, ou seja, uma mulher cristã.

A história provocou a reação na própria Índia. O secretário-geral do Conselho Mundial Hindu (Vishv Hindu Parishad) Surendra Kumar Jain declarou:

“A discriminação religiosa é só uma parte da cultura americana. Além disso, existe a discriminação racial aberta. Acho que a investigação do caso deve ser realizada, para que o culpado seja punido.”

Surendra Kumar Jain também sublinhou:


© SERVIÇO DE IMPRENSA DO PRESIDENTE RUSSO

“A administração não manda na Polícia americana. Existem muitos exemplos de abuso por parte da polícia em relação a asiáticos e afroamericanos. Tudo isso prova a política de duplos padrões da América. Por um lado – eles tentam estabelecer a justiça no mundo, e por outro — não podem colocar as coisas em ordem em casa. Eu acredito que essa mulher deve procurar justiça.”

Guru Saiyyad Salauddin Pasha comentou a situação à Sputnik:

“A ioga é uma herança antiga da cultura indiana, útil tanto para a saúde física como para a mental. […] Praticamos ioga só para nós mesmos, isso não afeta os outros. A ioga é um fluxo de energia positiva, e não negativa. Eu não consigo entender o que provocou tal conflito. Aqueles que acreditam que é mau, devem experimentar e ver que não é. Todo mundo pratica ioga atualmente não importa se você é hindu ou muçulmano. Eu mesmo sou muçulmano de nascimento, mas eu toda a minha vida pratico e ensino ioga a outros.”

Nenhum comentário: