Mais de 200 magistrados participaram do 8º Congresso da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame), realizado no último mês de setembro, em Florianópolis. A desembargadora Salete Sommariva, que ao lado do juiz de 2º grau Júlio César Ferreira de Melo representa a entidade no Estado, avaliou o evento de forma extramente positiva. O grande número de participantes - incluindo membros do Ministério Público, advogados, defensores públicos, servidores e acadêmicos de Direito – demonstrou, em sua análise, a procura por apoio e esclarecimento espiritual.
"Foi um momento de grande aprendizado para todos que dele participaram", disse a magistrada, em relação ao conclave. Nesta edição, o tema central foi "A Visão Materialista e a Visão Espírita em Torno da Vida". Com 32 magistrados, a delegação de Santa Catarina formou a maior bancada entre os estados presentes. A desembargadora Salete apontou a organização e a programação como os pontos fortes do 8º Congresso da Abrame. "A parte organizacional foi perfeita e irretocável", garantiu. Entre os palestrantes, grandes nomes de juristas espíritas estiveram presentes.
Destaque, entre outros, para o paranaense René Ariel Dotti, o paraibano Oscar de Lira Carneiro e o baiano Pablo Stolze Gagliano. O recado que todos deixaram, segundo a desembargadora, é que há necessidade de perceber a diferença entre fazer justiça e cumprir cegamente a ordem legal. "Os grandes dilemas éticos que colocam o Direito e as leis a serviço das elites devem ser revistos, para que haja uma explicação justa a todos que estão sob a égide da mesma Constituição", resumiu.
Fotos: Divulgação/Abrame
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário