Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

POR QUE AS BALEIAS ESTÃO MORRENDO?


Dezenas de baleias são encontradas mortas em praia irlandesa

Baleias mortas na Irlanda do Norte
Animais foram encontrados em Ruthland Island
Ambientalistas estão tentando encontrar as causas da morte de 35 baleias na costa da Irlanda do Norte.
Os animais foram encontrados em Ruthland Island, no noroeste do país, neste sábado. Acredita-se que sejam, em sua maioria, fêmeas e seus filhotes.
Simon Berrow, membro de um grupo irlandês de proteção a baleias e golfinhos, disse que o episódio é uma das maiores mortes em massa de baleias no país.
Nos anos 1960, 60 baleias morreram na costa oeste de Kerry; e 35 a 40 animais foram encontrados mortos no norte de Kerry, em 2001.
Ambientalistas suspeitam que equipamentos da Marinha britânica possam ter atrapalhado as habilidades de navegação das baleias, fazendo com que encalhassem. A BBC não conseguiu contato com a Marinha para comentar o assunto.
Nos Estados Unidos, a Marinha americana foi orientada a não usar sonares de frequência média durante exercícios navais, entre 2007 e 2009, depois que um juiz decidiu a favor de ambientalistas, segundo os quais os equipamentos prejudicavam mamíferos marítimos.
Uma equipe de estudiosos do centro Galway/Mayo Institute of Technology visitou o condado irlandês de Donegal, onde as baleias encalharam, para buscar causas para o ocorrido.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: