Itaú lidera ranking reclamações de clientes em outubro, diz BC
O grupo Itaú Unibanco ficou em primeiro lugar na lista de instituições
financeiras com maior índice de reclamações em outubro, segundo ranking
divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. A instituição
ultrapassou o Banco do Brasil, que liderava desde julho deste ano.
O levantamento, que engloba os bancos com mais de 1 milhão de clientes, é
formado pelo número absoluto de reclamações, ponderado pelo total de
clientes com operações protegidas pelo FGC (Fundo Garantidor de
Créditos). Para obtenção do índice, o resultado da operação é
multiplicado por 100 mil.
O Itaú Unibanco, que possui 20,58 milhões de clientes, teve 143
reclamações procedentes no mês e ficou com um índice de 0,69. Já o Banco
do Brasil recebeu 195 reclamações procedentes e obteve índice de 0,64.
Aparecem em seguida os conglomerados Santander (índice de 0,56), Bradesco (0,41) e HSBC (0,37).
A principal queixa dos consumidores sobre o atendimento dos bancos no
ranking de outubro do Banco Central está relacionada a débitos não
autorizados, somando 120 reclamações procedentes.
Também foram motivo de queixas operações não reconhecidas, cobrança de
tarifas por serviços não contratados e por serviços diferenciados.
Ranking de reclamações de outubro:
Banco - queixas - nº de clientes - índice
- Itaú - 143 - 20.585.875 - 0,69
- BB - 195 - 30.452.117 - 0,64
- Santander - 116 - 20.670.299 - 0,56
- Bradesco - 115 - 27.978.125 - 0,41
- HSBC -16 - 4.318.823 - 0,37
Fonte: FOLHA DE SP
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