Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 21 de novembro de 2010

"EXÓTICAS" OU "INVASORAS"



Assunto da maior relevância para o meio-ambiente, convém que compareçamos - por volta das 15 horas do dia 23/11/2010 - ao recinto mencionado e participemos dos debates.
Cumprimento o Vereador pela bela iniciativa e lembro que venho, em matérias sucessivas, denunciando a presença do pinus eliotis nos morros de Ratones, como, ademais, em toda a Ilha de SC, após a infeliz iniciativa  do governo de fazer uma plantação nas restingas e dunas do Rio Vermelho e da Barra da Lagoa.
Está certo que alguns conterrâneos bairristas afirmam que pior que as pragas mencionadas, são os paulistas e gaúchos que por aqui aportam, dando-se ares de dono do pedaço, passando a ocupar os cargos de confiança , por exemplo, no Tribunal Regional do Trabalho. Como eu já disse, tudo isto é bobagem. Temos que nos impor pela competência e não pela mera circunstância de havermos nascido aqui. 
Voltando ao assunto das "exóticas: Na Europa o problema é tão grande ou maior que por aqui, como evidencia a matéria que segue reproduzida:

 ÁUDIO: Espécies invasoras são ameaça para vida silvestre na Europa

Fallopia Japônica foi levada como planta ornamental para a Alemanha há 200 anos
 Fallopia Japônica foi  Levada como planta ornamental para a Alemanha há 200 anos

Estima-se que atualmente haja cerca de 10 mil espécies de plantas e animais exóticos na Europa, das quais pelo menos mil são consideradas uma ameaça para a fauna, a flora e a agricultura locais. Ouça a reportagem.

 Fonte: DEUTSCHE WELLE

Nenhum comentário: