Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Lesmas gigantes da Península Ibérica invadem Moscovo


ullstein bild/Getty Images

Uma espécie de lesma que chega a atingir 15 centímetros de comprimento chegou à Rússia, destruindo plantações agrícolas e aterrorizam os locais


Chama-se Arion vulgaris, é conhecida por lesma espanhola ou lesma lusitana (por supostamente ser nativa da Península Ibérica) e está a deixar os russos em pânico. O animal, que chega a atingir os 15 centímetros de comprimento, chegou a Moscovo, onde se tem multiplicado sem controlo, destruído plantas e enojado a população local.

"Elas comem muito e é realmente difícil livrarmos-nos deles", queixou-se um moscovita ao canal de notícias russo Vesti. "Tenho lutado contra elas, mas simplesmente continuam a multiplicar-se.”

A lesma encontra-se registada como uma das 100 piores espécies invasoras na Europa pelo site “Delivering Alien Invasive Species Inventories Europe”, da responsabilidade da Comissão Europeia. No sul da Europa, não causa grandes problemas, uma vez que normalmente a maioria dos 400 ovos que o animal põe secam e não chegam a eclodir; em regiões mais frias e húmidas, no entanto, isso não acontece. Acredita-se que a sua expansão pela Europa se deva ao comércio de plantas.


A Arion vulgaris é normalmente alaranjada, mas também pode ser castanho-avermelhada ou amarela. Alimenta-se de uma grande variedade de plantas verdes, matéria orgânica em decomposição e de carcaças de animais. É hermafrodita, o que significa que possui órgãos sexuais masculino e feminino e é capaz de acasalar com qualquer um dos géneros.

Apesar de não terem inimigos naturais, estes animais morrem após o acasalamento, no outono, e é muito provável que as lesmas provenientes dos ovos não consigam resistir ao frio Inverno da Rússia. 
 
Fonte: http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2019-08-01-Lesmas-gigantes-da-Peninsula-Iberica-invadem-Moscovo

Nenhum comentário: