Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 19 de agosto de 2019

VINHO CLARIFICADO COM BARRO

Você está tomando um delicioso vinho, para combater esse friozinho que aí está? 

Então, apesar de não ser  entendido na matéria,  vou lhe repassar uma informação que me parece bem interessante, colhida da famosa obra do Frei VICENTE DO SALVADOR, denominada História do Brasil, escrita por volta de 1627 e publicada pela Cia. Melhoramentos de SP, no ano de 1954: 

"Lipmann (...) põe em dúvida que no Brasil fosse descoberto primeiro a conveniência do emprego de barro para alvejar o açúcar, pois já Dioscórides, Galeno e os árabes conheciam o barro como clarificador de vinho, suco de frutas, água de rosas e outros líquidos (...)".  

Nenhum comentário: