Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Sem-teto chegam a 650 mil na Alemanha


Cresce número de pessoas sem lar, segundo estimativa de entidade alemã; mais da metade vive em abrigo para migrantes



Redação

Deutsche Welle

Bonn (Alemanha)
30 de jul de 2019 às 18:10



O número de pessoas sem-teto na Alemanha cresceu, chegando a cerca de 650 mil pessoas em 2017, de acordo com estimativas da entidade alemã de ajuda a desabrigados (BAGW) divulgadas nesta terça-feira (30/07).

A maioria dos sem-teto vive em abrigos, e cerca de 48 mil são moradores de rua, sendo muitos deles não alemães, mas cidadãos de outros países da União Europeia (UE), especialmente do Leste Europeu.

Do total de 650 mil, cerca de 40 mil são cidadãos da UE. Metade destes estava vivendo na rua em 2017. "A maioria desses migrantes da UE não chegam à Alemanha como sem-teto, mas por causa de uma perspectiva no mercado de trabalho. Entretanto, alguns fracassam nesse ponto", afirmou Werena Rosenke, gerente da BAGW.

A maioria dessas pessoas, segundo a BAGW, vive em abrigos emergenciais. Do total de 650 mil, 375 mil são migrantes vivendo em acomodações para refugiados.





picture alliance/NurPhoto/E. Contini
Entre os cidadãos europeus sem-teto na Alemanha, cerca de metade é moradora de rua


Ao se retirar o número relativo a refugiados da estimativa, são mais de 275 mil pessoas no país que não têm um lar.

A BAGW estima que a cifra de crianças e adolescentes entre os sem-teto é de 8%. Em 2017, eles eram 22 mil menores.

Apesar de apontar um crescimento, a estimativa atual corrige para baixo os números projetados de 2016, quando haviam sido computadas 860 mil pessoas sem lar. Entretanto, a diferença referente a 2017 (de 210 mil pessoas a menos) não se deve a uma real redução das cifras, mas à nova e mais acurada metodologia aplicada, segundo Rosenke.

"Acreditamos que na Alemanha o número total de pessoas sem lar cresceu entre 15% a 20% de 2016 a 2017", disse a gerente da BAGW. Ela reclama que não há um levantamento estatístico desse número a nível federal, o que obriga a entidade a produzir estimativas.
 
Fonte: https://operamundi.uol.com.br/sociedade/59712/sem-teto-chegam-a-650-mil-na-alemanha

Nenhum comentário: