Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 23 de julho de 2020

E O BASTISMO CATÓLICO VIROU PALHAÇADA...



PADRES USAM ARMAS DE BRINQUEDO EM BATISMOS E BÊNÇÃOS DURANTE A PANDEMIA
Imagens compartilhadas na internet mostram religiosos recorrendo a pistolas d'água para realizar rituais conforme as regras de distanciamento social
Rodrigo Castro
22/07/2020 - 13:57Padres usa arma de brinquedo para batizar bebê durante a pandemia Foto: Reprodução


Padres ao redor do mundo estão se adaptando com bom humor às regras de distanciamento social para continuar suas liturgias em meio à pandemia. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma cena incomum: batismos e bênçãos realizados com armas - mas de brinquedo.

Em abril, o padre americano Tim Pelc recorreu à pistola d'água, para benzer os fiéis na porta de sua igreja em Detroit, no estado de Michigan, como parte das tradições da Semana Santa. No mês seguinte, suas fotos espirrando água em devotos dentro de carros viralizaram na internet e renderam vários memes. Seu favorito é um em que ele aparece atirando contra demônios no inferno, inspirado no jogo de videogame "Doom", contou à CNN americana.
Meme do padre americano Tim Pelc inspirado no jogo de videogame 'Doom' Foto: Reprodução

A brincadeira inicialmente era apenas para crianças, segundo ele disse ao site BuzzFeed News. Pelc consultou um amigo médico, que aprovou a iniciativa e ainda lhe forneceu equipamentos de proteção, como máscaras e luvas. Cerca de 50 pessoas apareceram para receber a água benta.

"A ideia original era fazer algo apenas para as crianças da paróquia, já que elas teriam uma Páscoa diferente de todas que já viveram", explicou o padre. "Era uma maneira de continuar um costume antigo [as tradições da Semana Santa], e as pessoas pareceram gostar."Fotos de padre com pistola de brinquedo para benzer fiéis rendeu memes nas redes sociais Foto: Reprodução

Pelc havia pensado em outra alternativa primeiro: distribuir pequenos frascos de plástico com água benta. Mas, na sequência, veio a ideia de fazer algo mais divertido. A água jorrada nos religiosos é esterelizada. "Se não pode se divertir com sua fé, com o quê pode se divertir?", disse o padre à CNN.

A moda ganhou novos adeptos após a ampla repercussão. O casal Mary e Kyle Nielson batizou seu filho Wesley James, em Minnesota, nos Estados Unidos, graças à pistola d'água usada pelo padre local. A imagem também conquistou usuários nas redes sociais.

Desde então, surgiram outras fotos de párocos apostando nas armas de brinquedo durante a pandemia. Em uma delas, um padre aponta uma arma verde a um bebê enquanto seu pai o segura. Os internautas comentaram as cenas na esportiva.

"Se mantivermos apenas uma coisa dessa pandemia, espero que seja os padres com pistolas d'água", escreveu um usuária no Twitter. Outro publicou: "Que ano! Até o padre está atirando água benta com arma de brinquedo agora".

Apesar dos registros durante a pandemia, em 2013, um padre mexicano recorreu ao mesmo expediente para motivar crianças a frequentarem a igreja. Em algumas de suas celebrações, ele chegava a usar uma manta com desenhos de super-heróis.

Nenhum comentário: