Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 9 de setembro de 2021

TLALOC, VULGO ZÉ TROVÃO, É DE JOINVILLE? - Tás tolo !!!

 

Tlaloc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tláloc
Tlaloc glyph.svg
Representação de Tláloc no Códice Borgia.
Outro(s) nome(s)Senhor do terceiro Sol
Néctar da Terra
Nome nativoTlālōc
Local de cultoTemplo Mayor
Monte Tláloc
MoradaTlalocan
SímboloGranizo
Raio
Água
Cônjuge(s)Chalchiuhtlicue
Xochiquetzal
PaisOmetecuhtli e Omecihuatl
Irmão(s)Huixtociahuatl
Filho(s)Tecciztecatl Yareth
Estátua de Tláloc nas imediações do "Museu Nacional de Antropologia e História" na Cidade do México.

Na mitologia astecaTlaloc é o deus da chuva, o senhor do raio, do trovão, do relâmpago, do terceiro sol, senhor de um dos paraísos (Tlalocan). Assim como Quetzalcoalt, Tlaloc era um deus de Teotihuacan, que foi incorporado pelos Astecas quando conquistaram essa cidade.Tlaloc era uma divindade central ao culto agrário. Tlaloc era temido, e não apenas adorado, pois também lhe eram atribuídas certas doenças. Xochiquetzal era sua esposa. Mais tarde tornou-se poderosa divindade no panteão asteca, responsável pela bem-aventuraça no mundo dos mortos (Mictlan). As chuvas que Tlaloc mandava pelos os seus filhos, os Tlaloques, fecundavam os campos, onde o deus Xipe, o deus Cintéotl e o deus Xochipilli, se ocupavam.

Nenhum comentário: