Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MAZELAS DO TURISMO em Florianópolis e no Brasil


Turismo: novo ministro é neófito

          Afilhado político de José Sarney, o novo ministro do Turismo, deputado federal Pedro Novais Lima,  tem 80 anos de idade.  Foi reeleito para exercer o sétimo mandato na Câmara Federal.  Começou na Arena, antigo partido de Sarney, passou pelo PDC, PPR e finalmente PMDB.  Nunca integrou comissão técnica ligada, sequer de longe, ao turismo.  Não há uma só referência em sua biografia oficial da Câmara Federal uma única citação sobre qualquer atividade ligada ao turismo.
          Sabendo-se que o turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo inteiro e a que mais gera emprego e renda, chega a ser uma irresponsabilidade política indicar um nome sem qualificação alguma para um setor tão importante.
           Em relação ao turismo, a presidente eleita Dilma Rousseff está reprovada na escolha.   Felizes devem estar os petistas que perderam o cargo, entregando mais um posto importante para o senador Sarney.

Fonte: Blog do MOACIR PEREIRA

-=-=-=-=-=-==--

Como está na moda falar: "Então"! 
Quanto à inexperiência do ministro, não é circunstância relevante. Afinal, seus assessores é que farão tudo. Ele será figura decorativa.


Além da notícia acima, em Florianópolis, apesar do art. 128, da Lei Orgância do Município de Florianópolis que segue transcrito, prever uma lei para disciplinar um Plano de Desenvolvimento Turístico (vocação primordial da nossa Capital), desde 1990, ainda não temos tal lei, segundo pessoas consultadas na Câmara (inclusive um dos assessores jurídicos).
Nossos vereadores - não sei se por incompetência ou por preguiça, assim como o Executivo -, não se dignaram a elaborar tal diploma legislativo.
Como a Constituição Federal exige (art. 37) que a administração só faça as coisas escorada em lei vigente, há algo de muito estranho em tal omissão, eis que inobservado o princípio da legalidade.

-=-=-=-=

LEI ORG. MUN. FPOLIS
Art. 128 - Lei Complementar disporá sobre o Plano de Desenvolvimento do Turismo.


-=-=-=-=


Obs: 
1) mandei hoje um e-mail à Câmara Municipal referindo-me a esta postagem.
2) na elaboração do Plano acima sugerido, os vereadores deverão ater-se aos ditames do art. 192-A da Constituição Estadual, que estabelece as formas de apoio à atividade turística.

Nenhum comentário: