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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PAU NOS CORRUPTOS, TCE/SC!


TCE determina a ex-prefeito de Tubarão a devolução de cerca de R$ 1,4 milhão ao município

Tribunal diz que, durante o mandato de Carlos Stüpp, houve irregularidade na coleta de lixo





O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) determinou ao ex-prefeito de Tubarão Carlos José Stüpp a devolução aos cofres do município quase R$ 1,4 milhão até o dia 11 de janeiro de 2011. Em nota divulgada no site do TCE/SC, o tribunal afirma que, durante o mandato (2000-2008) de Stüpp, houve irregularidade nos serviços de coleta de lixo e disposição em aterro sanitário.

A maior parte do débito, cerca de R$ 1,2 milhão, refere-se ao pagamento a uma empresa de reciclagens e transportes entre janeiro de 2001 e março de 2005, por serviços não realizados. 

De acordo com a nota, a empresa era remunerada com um valor fixo para coleta mensal de 2,5 mil toneladas, mas recolhia apenas 1,7 mil. Segundo técnicos da Diretoria de Controle de Licitações e Contratações (DLC), "havia a possibilidade de redução em aproximadamente 32% do valor pago mensalmente", destacaram no texto publicado no Diário Oficial.

Apesar de o contrato com ter sido assinado em 1999, só em janeiro de 2001 o lixo recolhido passou a ser pesado. Como não é possível comprovar a quantidade coletada antes da utilização da balança, o TCE/SC imputou débito apenas a partir de 2001.

Reciclagem

Até outubro de 2003, o material coletado era levado para o lixão da cidade. Após essa data, apontou a área técnica do TCE/SC, passou a ser depositado no aterro sanitário de propriedade de uma empresa particular, localizado ao lado do lixão.

As notas fiscais emitidas por essa empresa registram que os pagamentos eram feitos, pela prefeitura, com base na quantidade de material pesado. Porém, depois da pesagem, cerca de 9% do lixo recolhido era separado para reciclagem. Ou seja, não era depositado no aterro.

Conforme análise da DLC, entre outubro de 2003 e outubro de 2004, a prefeitura empenhou R$ 1.140.832,96 para a operação e manutenção do aterro. Deste valor, deve ser descontado 9%, equivalente a R$ 102.674,97, calcularam os auditores. Somando-se esse valor aos R$ 1.283.854,69 pagos irregularmente à empresa de reciclagens e transportes, o tribunal chegou ao débito imputado ao ex-prefeito Stüpp — R$ 1.386.529,66.

DIARIO.COM.BR

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