Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 11 de outubro de 2016

Três são detidos em protesto contra PEC 241 e reforma do Ensino Médio, em Florianópolis

Manifestantes e policiais ficaram feridos durante confronto com bombas, balas de borracha e pedradas
Manifestação em Florianópolis contra a PEC 241 e reforma do Ensino Médio - Marco Santiago/ND
Manifestação teve confronto - Marco Santiago/ND

Três manifestantes foram detidos durante manifestação em Florianópolis contra a PEC 241 e a reforma do Ensino Médio, realizada na noite desta segunda-feira (10). Eles foram encaminhados à CPP (Central de Plantão Policial), no bairro Trindade, sob a acusação de lesão corporal, dano ao patrimônio público e desobediência, segundo o tenente-coronel Marcelo Pontes, da Polícia Militar. Até o fechamento desta matéria, a PM não informou a identidade dos detidos.
A concentração para o protesto “Ocupa Ponte”, organizado pelo coletivo Rede Fora Temer e movimentos sociais e sindicais da cidade, começou às 18h, em frente ao Ticen (Terminal de Integração do Centro). Segundo os organizadores, estiveram presentes cerca de 400 pessoas, já a PM afirmou que foram 200. Por volta das 19h20, os manifestantes seguiram correndo já em direção à ponte Colombo Salles, mas foram contidos pela Cavalaria e o Choque da PM, que já estavam posicionados na cabeceira.
Os policiais impediram a ocupação da ponte com bombas de lacrimogênio e balas de borracha. A reportagem presenciou o momento em que ao menos quatro pessoas foram feridas, duas por balas de borracha e duas pelos efeitos do gás. Após a primeira dispersão, os manifestantes retornaram à avenida Paulo Fontes, onde ocuparam a pista em direção à avenida Beira-Mar Norte. Nesse momento, a Cavalaria e o Choque fizeram a volta por trás e montaram um cordão para impedir a passagem.
O confronto no local foi ainda mais violento, com policiais atirando mais bombas e balas de borracha contra os manifestantes, que fizeram uma barricada entre os veículos parados na pista. Eles devolveram arremessando pedras e outros objetos. Após a dispersão inicial, os policiais seguiram com a Cavalaria em direção ao cordão, ainda atirando.

Violência

A reportagem presenciou o momento em que uma jovem foi arrastada de modo violento por policiais por cerca de 15 metros, chegando a ficar sem parte da roupa, além de receber puxões nos cabelos e xingamentos. Ao chegarem próximo à viatura, os policiais perguntaram a idade dela, que afirmou ter 20 anos, antes de ser encaminhada à CPP na sequência.
Além dos manifestantes, ao menos quatro policiais ficaram feridos, segundo a PM. Um deles foi encaminhado ao hospital com um corte no braço, e os outros tiveram ferimentos mais leves causados pelos objetos arremessados.

Fonte: http://ndonline.com.br/

Nenhum comentário: