Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Com apoio judicial, mil veículos apreendidos viram 598 toneladas de sucata reciclável


O Plano de Trabalho de Cooperação, firmado entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público para dar destinação correta aos veículos apreendidos judicialmente, em execução pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, encerrou o ano com números promissores.

Foram realizadas cinco edições de prensagem de veículos nas comarcas de Ituporanga, São José, Joinville e Lages (em duas ocasiões), que resultaram em 1.026 carros compactados, 598 toneladas de material para reciclagem e R$ 113 mil ao Estado por sua comercialização no mercado.

A última etapa ocorreu novamente na serra catarinense, com a prensagem de 156 veículos oriundos das comarcas de Campos Novos e Lages, em trabalho realizado na sexta-feira (16/12). Foram geradas na ocasião 51 toneladas de ferrosos, com a arrecadação de R$ 9,7 mil ao Estado. O processo é individualizado. Um a um, os veículos são içados pela garra da prensa e colocados dentro do compartimento de amassamento. Cerca de um minuto depois, cada um deles se transforma num pacote de 1,5 m por 1,8 m, de 700 quilos aproximadamente. 

A partir daí, em fardos, eles são levados para o Rio Grande do Sul, onde são derretidos e reaproveitados como matéria-prima para a indústria metalúrgica. Antes da prensagem, cada veículo ainda passa pelo processo de descontaminação, que consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural. O objetivo é dar destinação ecologicamente correta a carros e motos que estão há décadas nos pátios das delegacias ou vias públicas, deste modo potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente.

"Agradecemos a parceria e a credibilidade do Governo do Estado, da Secretaria de Segurança, do Detran, dos magistrados, da nossa equipe e de todos os colaboradores que encontramos em cada edição. Estamos em tratativas para executar o projeto em outros municípios de Santa Catarina, aguardando novos contatos para que possamos aumentar a abrangência desta ação que beneficia toda a sociedade", destacou o delegado Adalberto Safanelli, integrante da Comissão de Leilão e coordenador dos ferrosos (com informações da jornalista Janaina Guliato – Assessoria de Imprensa do Detran/SC).

Nenhum comentário: