Extrato dos meus arquivos de assuntos históricos, geográficos e ambientais
CUBATÃO (Ver CALDAS DA IMPERATRIZ, FURADINHO, SANTO AMARO DA IMPERATRIZ)
- Em nota de rodapé, na pág. 188, da obra intitulada Viagem à Província de Santa Catarina, SAINT HILAIRE anotou:
Dá-se também o nome de Cubatão aos vales cujas terras, revestidas de grande quantidade de húmus, são fertilíssimas (...) - Refere opiniões de terceiros no sentido de que cubatão significa terra montanhosa ou pico alto.
- Primitivo nome do Município de Santo Amaro da Imperatriz - VIRGÍLIO VÁRZEA – A canção das gaivotas/O André Canoeiro - Edit. Lunardelli/Fpolis-SC/1985, p. 59: “Caía o crespúsculo esmaecido e dolente por detrás das montanhas longínquas do Cubatão (...)”.
- CUBATÃO DO SUL . Rio do Estado de Santa Catharina; deságua no oceano em frente à Ilha de Santa Catarina. O Sr. Henrique Boiteux, descrevendo esse rio, diz: “Nasce nos contrafortes da Serra da Cambirella, costeando a vertente de Norte e Oeste do Taboleiro. Tem um curso superior a 96 kms. Seguindo nas direções de nordeste e leste, vai desaguar na Bahia do Desterro, junto do mesmo Cambirella, por três bocas; 18 km acima de sua foz, existe um lugar chamado Itaupaba, junto do qual se acham águas termais. - ALFREDO MOREIRA PINTO - Apontamentos para o Dicionário Geográfico do Brasil - Impr. Nac./1894, vol. A-E, p. 609.
- PAULO JOSÉ MIGUEL DE BRITO - Memória política …, no mapa da Ilha de SC e adjacências, mostra a Itaupaba (Região das Caldas), seguida do Rio Cubatão e as “três bocas” (onde desemboca no mar). No mesmo mapa, o rio Aririu aparece como IRIRIÚ e o Maciambú como MASSAMBU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário