Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 29 de maio de 2022

Faltam, quando menos, poleiros

Estamos acostumados a afirmar na Nova Inglaterra que cada vez escasseiam mais os pombos que nos visitam cada ano. As nossas florestas não lhes proporcionam poleiros. - DAVID THOREAU - Andar a pé.

Pois então: elimina-se as árvores. Faltam até simples poleiros, para as aves pernoitarem. Já nem falo de frutos, para comerem.

E, quando as aves e pássaros se ausentam, os ratos, os répteis e os insetos tomam conta do ambiente. E com eles vêm as doenças.

Vale a pena refletirmos um pouco sobre isso.

E há, ainda, na presença dos pássaros, a beleza das cores e dos cantos. Ainda do citado THOREAU (desta feita em A vida nos bosques) é o seguinte período:

Diz o "Harivansa": "Casa sem pássaros é feito carne sem tempero".

A minha não era assim, pois, de repente, me descobri vizinho dos pássaros; não por ter aprisionado um, mas por ter me engaiolado perto deles.

Estava mais perto não só daqueles que costumam freqüentar o jardim e o pomar, porém dos mais selvagens e mais impressionantes cantores da floresta e que nunca, ou raramente, fazem serenatas às pessoas da aldeia — o tordo, o sabiá, o sanhaço escarlate, o gorrião do campo, o bacurau e muitos outros.

Nenhum comentário: