Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 6 de maio de 2022

Do Morro do Antão

Há nas vizinhanças do Desterro o “morro do Antão”, eminência bastante elevada, de onde se domina lindo panorama, realmente notável, no conjunto daquelas estupendas belezas que da ilha de Santa Catarina, e suas vizinhanças, fazem uma das mais belas regiões marítimas do mundo. 

(...) De cima do morro do Antão, todos estes lindos arrabaldes do Desterro, Mato Grosso, Olarias, praia de Fora tinham encantador aspecto com as suas casas e casinhas brancas, cercadas de vegetação, rodeadas de verdejantes pomares e sebes vivas, pequenos cafezais, potreiros, tudo isto formando o mais agradável contraste de cores. 

O porto movimentado pelo número considerável de navios fundeados era do maior pitoresco o contraste entre os vapores já de certo viso e os veleiros, sem contar que numerosas embarcações de pesca se ocupavam na faina que tinham, velejando em diversas direções daqueles mares piscosíssimos. 

No segundo plano divisávamos o Estreito que separa as águas das duas baías de Santa Catarina, a grande planície que se acha entre a praia dos Barreiros e a praia Comprida, de areias alvíssimas, arraial do Estreito, a cidade de São José, as pequenas vilas de São Miguel e Biguaçu, as freguesias de Santo Antônio e Ribeirão. 

E o que àquela paisagem dilatada dava o maior encanto era surgirem ao norte, ao sul, a oeste, em todas as direções, uma infinidade de casinhas brancas, beirando o mar, cercadas pelo verde-escuro dos cafezais e dos laranjais. E os recortes do litoral? Que rendilhado variado magnífico!

Visc. de TAUNAY - Paisagens brasileiras.

Nenhum comentário: