Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 9 de outubro de 2023

"ÁGUA VIRTUAL"

Brasil é o maior exportador de Água Virtual do mundo e recurso deverá começar a ser cobrado nos produtos

Publicado em: 09/10/2023


O programa Uirapuru Ecologia do último sábado (07) falou sobre Água Virtual. De acordo com o professor de economia da Universidade de Passo Fundo Marco Antônio Montoya, esse é um assunto pouco comentado, mas que é muito importante, ainda mais pelo fato de o Brasil ter a maior reserva de água doce do planeta.

O professor explica o conceito de Água Virtual. Conforme Montoya, existe o uso direto e indireto de água. Quando uma pessoa toma banho, por exemplo, ela está usando a água diretamente. O  consumo indireto é quando a água é incorporada nos produtos que usamos, ou seja, a água virtual é aquela que consumimos sem notar.

O professor exemplifica a água virtual na criação de gado. São milhares de litros de água utilizados para a criação de um boi. Desse modo, o recurso é utilizado, mas não de forma direto pelos seres humanos. Outro exemplo dado por Montoya é a roupa que usamos. Para produzir o algodão, matéria-prima para fabricar tecidos, muitos litros de água estão por trás da produção. Essa água, que não enxergamos, é muito importante, mas pouco falado.

Para se produzir qualquer coisa, são utilizados milhares de litros de água. Montoya destaca que o Brasil exporta por ano água virtual para alimentar 100 milhões de pessoas. Essas pessoas não consomem a água brasileira diretamente, mas o recurso hídrico foi usado. O pesquisador afirma que o Brasil está irrigando o mundo com sua água virtual. No entanto, esse é um ativo que ainda não está sendo cobrado. O professor defende que, em um sistema de mercado, para se proteger recursos escassos como a água, é necessário que isso passe a ser valorizado.

O conceito ainda é muito novo e as discussões pequenas a cerca do assunto. No entanto, o pesquisador afirma que na próxima década, esse tema será cada vez mais latente e, em breve, haverá uma porcentagem de cada produto comercializado para a recuperação de solos, nascentes e rios.

https://rduirapuru.com.br/brasil-e-o-maior-exportador-de-agua-virtual-do-mundo-e-recurso-devera-comecar-a-ser-cobrado-nos-produtos/

Nenhum comentário: