Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 21 de julho de 2009

Coisas e gente de Florianópolis (V) - Borges

Dando seguimento à série, entrevistei hoje, no calçadão de Floripa, o artista ANTONIO REINALDO BORGES, mais conhecido apenas pelo patronímico "Borges".



Nasceu aquele catarinense em Urubici, região serrana, no dia 13/06/1961.
Pinta e desenha há cerca de 26 anos e faz presença no calçadão da Felipe Schmidt há uns 20 anos.

Pai de 4 filhos, não conseguiu, até agora, aperfeiçoar sua arte, frequentando universidade de artes, porque, ante as dificuldades financeiras recorrentes, põe a família em primeiro plano. Disse-me ter sido convidado para assistir/ouvir aulas no curso de artes da UDESC, mas ainda não conseguiu se dispor a tanto.


Indagado sobre sua formação e possíveis inspiradores, diz ser um autodidata e que busca informações, para aprimorar-se, em livros. É admirador dos estilos de John Constable (inglês, no que tange a paisagens), de Rembrandt (retratos a óleo) e de Rubens.







Nos trabalhos em grafite (crayon), considera que desenvolveu estilo próprio.





Perguntado sobre homens públicos que teria retratado, referiu o Senador gaúcho Pedro Simon, o ex-deputado Francisco Kuster, o atual Secretário Municipal de Saúde (Dr. Cândido), entre outros.

Mostrou-me vários retratos em grafite de mestres maçons de lojas desta Capital.

Além do desenho e pintura, disse-me ter feito incursões na poesia e na prosa, quando mais jovem.

2 comentários:

Patricia Olívia Borges disse...

Já tenho conhecimento deste artista tão importante para cultura da Grande Florianópolis, e fiquei lisonjeada em ver que está sendo reconhecido por suas maravilhosas obras de arte.
Sou uma grande admiradora deste artista, pois ele é meu pai.

Patrícia Olívia Borges.

I.A.S. disse...

Parabéns Patrícia, pelo talento do seu pai. E você: pratica alguma arte, tendo herdado talento do seu ancestral?
Depois de fazer a matéria, constatei que havia me esquecido de fotografar o Borges e voltei à Felipe, mas na hora e dia que isto ocorreu não o encontrei. Ainda irei fotografá-lo para incluir no arquivo.
Se tiveres mais alguma informação a respeito do teu talentoso genitor, passa-me um e-mail, por favor: izidoroazevedo@yahoo.com.br.