Perfil
- I.A.S.
- Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR
Mensagem aos leitores
Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.
segunda-feira, 31 de maio de 2021
Restos mortais de 215 crianças são encontrados em internato indígena no Canadá, administrado por uma Igreja Católica
TACAR, um verbo que caiu no gosto popular, novamente
Mas, de onde veio o hábito de usá-lo?
domingo, 30 de maio de 2021
DIVISAS ANTIGAS - Curiosidades
Hoje em dia, para se fazer qualquer documento de propriedade ou de posse, exige a legislação levantamento topográfico (pelo menos planimétrico), com referências expressas a coordenadas geo-referenciadas, ângulos medidas de perímetro, superfície, dentre outros dados.
Mas, como era caracterizada, antigamente (nos idos do século XIX) uma propriedade? -
Vejamos:
- Os campos tinham as seguintes confrontações: Sul, campos denominados DA RONDA, por uma vertente chamada da Panelinha, que nasce nos subúrbios dessa cidade, ao Norte, com campos de Benedito Mariano de Souza( hoje pertencentes a viúva de João David de Moura Ramos), principiando de uma vertente aonde finda o vallo do boqueirão e por ele abaixo até encontrar a barra do banhado forte que faz divisa com a invernada de Fidêncio Antônio Ribeiro (hoje pertencente ao Ten.Cel. Luiz Gonzaga de Azevedo), ao Oeste, com um vallo que principia da ponta do referido banhado, seguindo por dito vallo acima até findar na cabeceira de uma vertente que segue a encontrar o arroio Panelinha, ao Leste, principiando da vertente que divide pelo Norte por um vallo que junta o boqueirão de campo seguindo por dentro do mato a encontrar com uma vertente que divide com campos da herança de d. Leopoldina Pereira Carpes, seguindo pelo lageado abaixo até fazer barra no mencionado Panelinha. Ao Sul, divide ainda por uma cerca com terrenos municipais.
Salvador deixou um campo “nos fundos do Urupú” sendo que uma fração da parte que tocou à viúva, esta e seu 2º marido venderam, a 21-7-1835 (Livro 2º de Notas. fl. 24v) a Joaquim Pires de Almeida, a qual se dividia “pela parte do Norte por um boqueirão onde tem um valo dividindo com o campo que foi vendido por ela vendedora ao Capitão Francisco Marques Pereira e pelo Sul com o campo dela vendedora por uma canhada que faz caídas a Leste de onde tem uma vertente de uma Invernada Velha e foi do Xará e por ela abaixo em toda a sua extensão até onde faz barra o arroio que divide a campo de Bernardino José Lopes e José Joaquim de Carvalho, e pelo Este por outra quebrada que atravessa a estrada e forma um banhado e deságua no Banhado grande que nasce da ponta do valo do mesmo lado de Este e divide o campo que foi do dito Capitão Marques e hoje de Maciel de tal”.
No inventário de José Joaquim de Carvalho, autuado em 1848, constam campos sitos no distrito da vila de Cruz Alta sobre a Estrada Geral que vai para São Martinho denominados SANTO AGOSTINHO, partindo pelo Norte com campos pertencentes a João Vaz e ao inventariando Caetano José de Carvalho pelo valo do Boqueirão, pelo Sul com campos pertencentes aos herdeiros de José Joaquim Batista e com campos da ESTÂNCIA DA CONCEIÇÃO. A Leste, divide com campos pertencentes aos ditos herdeiros de José Joaquim Batista e Manuel Rodrigues, pelo Oeste com os referidos CAMPOS DA CONCEIÇÃO, cujos campos confrontados contendo uma légua, mais ou menos, de fundos e légua e meia de largura com as restingas e capões e foi avaliado pela quantia de um conto e quinhentos mil réis.
“Diz Vidal José do Pilar, que ele tem povoado uns campos na Fronteira de Rio Pardo há mais de sete anos, onde conserva grande porção de Animais vacuns e cavalares, casas, currais, mangueira e árvores de espinho; o qual campo se divide pelo Sul com o DURASNAL DE S. MIGUEL, pelo Norte entra por um Campo plano onde der medição e se fincar o marco, pelo Leste com o RIO JACUI, pelo Oeste com um Lagrimal que nasce de perto do estabelecimento de José Joaquim Batista; o qual campo poderá ter uma légua de Largo e três de Comprido onde for fincada a divisa pela medição; e como quer possuí-lo com legitimo titulo de sesmaria, portanto pede a V.Exe. seja servido conceder a Graça implorada — E.R.M.”.
- http://www.genealogiacorrea.com.br/GENTROP7.pdf
Os levantamentos biográficos, reproduzidos na fonte citada, são impressionantes. Dedicar-se a reunir todos os dados ali referidos foi uma tarefa hercúlea, a exemplo daquela empreendida pelo famoso Pedro Taques. Hajam fôlego, persistência, recursos financeiros e vontade de deixar a história familiar registrada.
Sentindo o frio, no Sul do Brasil
sexta-feira, 28 de maio de 2021
BOICOTE JÁ - Com crescimento recorde na pandemia, Nestlé mantém corte de direitos de trabalhadores
Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 28 de Maio de 2021 às 11:26
Nestlé comprou a Garoto em 2002; imagem mostra fábrica em Vila Velha (ES) - Divulgação / Nestlé
quinta-feira, 27 de maio de 2021
A BENGALA COMO ARMA
segunda-feira, 24 de maio de 2021
INSIGNIFICÂNCIA OU NÃO? - Proprietário de cavalos que danificaram 188 m² de área federal é condenado
5009810-17.2019.4.04.7107
https://www.conjur.com.br/2021-mai-23/proprietario-cavalos-danificaram-188-area-federal-condenado
domingo, 23 de maio de 2021
Demanda mundial por areia gera crises ambientais e corrupção
Judeu é atacado e insultado por três homens em Berlim
Vítima usava kipá quando levou soco no rosto. Cidades alemãs registraram incidentes antissemitas durante conflito entre Israel e Hamas.
Número de incidentes de discurso ódio antissemita cresceu 15,7% na Alemanha em 2020, comparado ao ano anterior
Um homem judeu de 41 anos foi insultado e golpeado por três homens em Berlim na noite de sexta-feira (21/05), segundo a polícia informou neste sábado.
A vítima, que estava usando um kipá, levou um soco no rosto e foi alvo de xingamentos antissemitas.
Devido ao ataque, o homem atravessou a vitrine de vidro de uma loja, no bairro de Schöneberg. Ele comunicou o caso à polícia e foi levado a um hospital, onde recebeu curativos.
Os três agressores fugiram do local e suas identidades são desconhecidas.
Conflito entre Israel e Hamas
Nas últimas duas semanas, ocorreram protestos em várias cidades da Alemanha relacionados ao conflito entre Israel e o grupo islâmico radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
Um cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor na sexta-feira, e atos ocorreram neste sábado em Berlim e Frankfurt. Na capital alemã, cerca de 500 pessoas marcharam defendendo a criação de um Estado palestino e contra ataques a sinagogas e mesquitas. Em Frankfurt, cerca de 950 pessoas se reuniram no centro da cidade e pediram "o fim imediato da anexação por Israel e da violência".
A maioria dos protestos ocorridos nos últimos dias foi pacífico, mas bandeiras de Israel foram incineradas em Bonn, Dusseldorf e Munster, no estado da Renânia do Norte-Vestfália. Na cidade de Gelsenkirchen, no mesmo estado, 180 pessoas marcharam da estação de trem até uma sinagoga, gritando slogans antissemitas. Em algumas cidades, sinagogas foram depredadas ou ameaçadas.
Repúdio ao antissemitismo
Felix Klein, comissário do governo alemão para combate ao antissemitismo, disse à DW no dia 14: "Foi terrível ver o ódio expresso aos judeus alemães e às sinagogas nos últimos dias. (...) Torná-los responsáveis pelos atos do governo israelense não é aceitável de forma alguma."
No mesmo dia, o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier disse ao tabloide Bild: "Quem queima bandeiras da Estrela de David ou grita slogans antissemitas em nossas ruas não está apenas abusando do direito de manifestação, mas também cometendo um crime. (...) Não queremos, nem vamos tolerar o ódio aos judeus".
O ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, prometeu no dia 16 tolerância zero contra o antissemitismo e afirmou que "qualquer pessoa que espalhar ódio antissemita enfrentará toda a força da lei”.
O chefe do Conselho Central para Muçulmanos na Alemanha, Aiman Mazyek, também criticou fortemente os protestos antissemitas em frente às sinagogas. "Condeno decisivamente tais cenas repugnantes", disse ele ao jornal Rheinische Post no sábado passado. "Quem reclama de racismo e ao mesmo tempo espalha tal ódio antissemita, perdeu tudo. Aqueles que supostamente querem criticar Israel, mas depois atacam sinagogas e judeus, atacam a todos nós", afirmou.
Incidentes contra judeus em alta
Mesmo antes do recente agravamento da violência entre israelenses e palestinos, já havia preocupação sobre o crescente número de incidentes antissemitas na Alemanha, a maior parte deles motivados por movimentos de extrema direita.
Os crimes de motivação política cresceram 8,5% na Alemanha em 2020 em comparação com o ano anterior, e aqueles cometidos pela extrema direita bateram recorde.
O discurso de ódio antissemita também teve um aumento, com um crescimento de 15,7% nos incidentes, muitos dos quais realizados online.
"O ódio antissemita é um componente central da ideologia extremista de direita. Isso na Alemanha não é apenas preocupante, mas, no contexto de nossa história, profundamente vergonhoso", disse Seehofer no início de maio, antes do conflito entre o Hamas e Israel.
bl (dpa, ots)
Via https://www.dw.com/pt-br/judeu-%C3%A9-atacado-e-insultado-por-tr%C3%AAs-homens-em-berlim/a-57632004
sexta-feira, 21 de maio de 2021
Dentista bolsonarista empurra namorada da escada e quebra três vasos na cabeça dela
Sobre a presença de Guarás no arquipélago integrado pela Ilha de SC
quinta-feira, 20 de maio de 2021
Senador Alessandro Vieira compara Pazuello a nazista Adolf Eichmann
Que duas, hein?
VIRGÍLIO VÁRZEA - ...Mares e campos/Manhã na roça
Santa Catarina, 1884.
Procuradoria acusa médicos de Maradona de homicídio com intenção eventual
NEM TUDO QUE BRILHA É OURO - Tribunal de Justiça do Rio decreta falência da mineradora MMX, de Eike Batista
Processo 0053657-85.2019.8.19.0000
https://www.conjur.com.br/2021-mai-19/tj-rj-decreta-falencia-mineradora-mmx-eike-batista
quarta-feira, 19 de maio de 2021
VERGONHA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE ISRAEL
PENSEM NUM VIZINHO ABUSADO - Homem terá que indenizar por jogar urina e fezes de cães na varanda do vizinho
Sérgio Rodas é correspondente da revista Consultor Jurídico no Rio de Janeiro.
Revista Consultor Jurídico, 19 de maio de 2021, 9h52