Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 31 de maio de 2021

TACAR, um verbo que caiu no gosto popular, novamente

 Mas, de onde veio o hábito de usá-lo?

- É provável que do termo em destaque (taca) tenha surgido o verbo “tacar”, sinônimo de bater com a taca, castigar.

- Chega-lhe a taca, home: que isso é falta de carga no lombo. Amanhã, bota-lhe em riba mais um dobro da dianteira e o rosário de ferraduras. Vamos ver se ainda treta depois pelo caminho... - HUGO DE CARVALHO RAMOS – Tropas e boiadas/O peru de roda - Instituto Centro Brasileiro de Cultura/1917. 

Na mesma obra (Cap. IX), o autor citado acrescentou: (...) o senhor d’engenho apanhou o bacalhau - espécie de chicote - e acrescentou outras tantas tacadas (...)..

Nenhum comentário: