Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 8 de maio de 2023

MARUÍ, IMARUÍ OU MAROIM

 No Município de Palhoça, SC, existe um rio que chamam Imaruí, onde ainda  se pode ver as ruínas de uma velha ponte, que deu origem ao bairro Ponte do Imaruí.

A grafia da palavra Imaruí é duvidosa, tendo sido usado o vocábulo também como Maruí, Maruhi, maruim e Maroim. Esta última está na obra de HENRY KOSTER (Viagens ao nordeste do Brasil, p. 361, tradução de CÂMARA CASCUDO) que segue reproduzida.

Em nota de rodapé (16), o aludido tradutor e famoso folclorista nordestino, esclareceu: 

Nas vizinhanças de Palhoça o inseto é conhecido também como PORVINHA. Suspeito que seja corruptela de PÓLVORA (porque sua picada "queima" irritantemente), no diminutivo.


Nenhum comentário: