Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mais uma vítima do celibato?

Vi um comentário anônimo, na rede, no sentido de que o falecido e muito pranteado padre Alvino Broering, um ser bastante querido pela comunidade, teria sido vítima da própria orientação sexual (gay) e da repressão decorrente do instituto do celibato, que proíbe aos religiosos da ICAR de viver plenamente os seus desejos, ou seja, o seu inarredável lado humano.

Penso que ainda é cedo para chegar a conclusão tão definitiva, mas, que há indícios da razoabilidade na tal tese referida, isto é inegável.

Um jornal desta capital chegou a afirmar que todos sabiam da homossexualidade do religioso.

-=-=-=-=-

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Desvendada a morte do padre Alvino

A história do padre...

Triste, mas revelador. O desfecho da vida pessoal do padre Alvino, capelão da Univali e diretor da rádio Conceição, depois de tantos solavancos acabou por mostrar que o que a igreja tenta esconder, e a sociedade rejeita (mas dependendo do autor, faz vista grossa) foi o fator maior na morte do religioso. Todos sabiam que Alvino era homossexual. E por conta da sua sexualidade, buscava encontros furtivos. Já tinha um histórico medonho de acontecimentos lamentáveis, envolvendo jovens. E, por inúmeras vezes, foi vitima de violência. A mesma violência do submundo, do escondido, do que todos sabem, mas fecham os olhos. E para manter essa aparência, deixava-se assacar, ser ameaçado e sofrer violências físicas e morais. Por outro lado, soa estranho por parte do seu matador, opinar que era errado um padre que representa uma igreja, entre outras funções, fazer o que fazia na sua vida privada. Como pode um assassino querer dar lição de moral? Todos os detalhes deste sórdido crime podem ser lidos no site do DIARINHO: www.diarinho.com.br, ou dá uma puxadinha pelo bolso e corre até a banca de revistas mais próxima, e adquirira um exemplar quentinho, com todos os detalhes, entre outras informações. Abaixo, trecho da Coluna do JC, no DIARINHO, no dia seguinte ao assassinato do padre.

Loucura! Loucura! (Coluna do JC, DIARINHO, edição do dia 15/12/09)

Pegou de surpresa Itajaí, na manhã de ontem, o assassinato do padre Alvino Broering. Ele tava no seu carro e saiu correndo, foi perseguido e acabou sendo atacado com várias facadas na cabeça e no corpo. Agora, o que estaria fazendo o religioso às duas da madruga por aquelas bandas?
-=-=-=-=-

O que desejava o Padre Albino ao se relacionar com um garotão "boa pinta", de quem não tinha informações, salvo as obtidas em um sítio de relacionamentos?

Todos sabemos que muitos seres humanos, assediados por fortes e impiedosos impulsos sexuais cometem grandes desatinos, rompendo compromissos com instituições, correndo riscos imensuráveis e cometendo abominações. Os instintos sexuais engendram, em dados momentos, uma espécie de fissura, como a que sentem os dependentes de droga, difícil de resistir e controlar. Não sei se foi exatamente esta a situação vivida pelo padre. Com a oitiva do moço que confessadamente assassinou o clérigo (e dos outros partícipes do lamentável episódio), certamente tal detalhe restará esclarecido.

Uma coisa, ao meu sentir, é certa: o celibato é um compromisso perverso, desumano, que se impõe aos aderentes do sacerdócio. A opção ao desfrute proibido da sexualidade é a imprevidência e a insanidade. A Igreja deve estar a mantê-lo pensando na formação de mártires, mas nem todos tem fortaleza suficiente para não sucumbir a tentações.

São muitos os casos de sacerdotes que acabam sendo vitimados pela busca de parceiros sexuais para dar vasão aos seus desejos, seja como passivos, seja como ativos e, neste último caso, muitas as crianças e adolescentes que acabam virando vítimas indefesas da tesão reprimida dos seus agressores.

Urge que a Igreja Católica repense, seriamente, tal situação. O desgaste que lhe acarretam os escândalos que se sucedem é algo de de difícil avaliação, mas, certamente, nenhum fiel católico deixará de sê-lo se o seu pároco for casado e constituir família. Nada mais natural e meritório, diante do compromisso de todo ser humano com a natureza para a perpetuação da espécie.

-=-=-=-=

Notícias colhidas da INTERNET:

Gay de batina

Padre espanhol anuncia ser homossexual e ameaça revelar casos parecidos no clero

Rosana Zakabi

AP
José Mantero: "gay graças a Deus"

É daquele tipo de escândalo que quando estoura todo mundo diz que já desconfiava. Há duas semanas, um padre espanhol não apenas revelou publicamente que é gay como afirmou que raros sacerdotes católicos – homossexuais ou heterossexuais – respeitam o voto de castidade. A repercussão da declaração de José Mantero, 39 anos, pároco numa cidadezinha no extremo sul da Espanha, foi ampliada pelo veículo usado para as inconfidências: a revista Zero, dirigida ao público gay. A capa da publicação mostra Mantero de batina e tem como manchete uma declaração que é quase uma blasfêmia: "Dou graças a Deus por ser gay". Os bispos espanhóis reagiram com indignação e, na quarta-feira passada, o superior de Mantero anunciou sua suspensão. A Igreja Católica tem por norma tratar com discrição os casos de homossexualismo em suas fileiras. A situação desta vez corre o risco de escapar ao controle, pois o padre deixou no ar a ameaça de, se for pressionado, divulgar uma lista de sacerdotes gays. "Não vou fazer chantagem, mas tenho uma agenda completíssima", disse.

Mantero converteu-se logo numa bandeira da comunidade gay espanhola. Seu estoque de ameaças foi reforçado por Carlos Alberto Biendicho, presidente da Plataforma Popular Gay, entidade ligada ao governista Partido Popular, e colunista da revista Zero. Biendicho, que nasceu em Santo André, no ABC paulista, e vive na Espanha desde os 10 anos, foi seminarista. Ele diz que aos 18 anos, quando estava no seminário, manteve relações sexuais com três colegas que hoje são bispos. "Se eles começarem a perseguir Mantero ou qualquer outro padre que declare ser homossexual, vou denunciá-los", disse a VEJA. "Eu fiquei cinco anos no seminário e, naquela época, mais da metade de meus colegas eram gays. Ninguém demonstrava explicitamente, mas todo mundo sabia." Zero já publicou uma lista com 101 personalidades espanholas que admitiram ser homossexuais, entre elas o consagrado cineasta Pedro Almodóvar. Recentemente, causou furor com as confissões de um tenente-coronel, que disse haver muitos gays nas Forças Armadas e na Guarda Civil. O objetivo da revista é mostrar que há homossexuais em toda parte e que eles são membros respeitados da comunidade.

Divulgação
O brasileiro Carlos Biendicho diz ter feito sexo com três bispos

Mantero tornou-se padre faz mais de dez anos e estava havia quatro na paróquia de Valverde del Camino, que conta com 12.000 habitantes. Em julho do ano passado, ele já havia publicado um artigo intitulado "Orgulho gay" em uma revista local defendendo a homossexualidade – mas então não dizia que falava sobre si próprio. Desta vez, não escondeu nada. Contou ter descoberto sua preferência sexual aos 12 anos. "Enquanto meus amigos olhavam para as loiras dos seriados de TV, eu preferia os caminhoneiros", disse. Garante ter mantido o voto de castidade até os 31 anos, quando teve um relacionamento com outro homem. "Foi uma história muito bonita, mas não deu certo."

A questão é que ele diz ter orgulho de sua orientação sexual e, ao mesmo tempo, gosta de ser padre. "Apesar de todos os defeitos, eu me sinto realizado dentro da Igreja", comenta. É difícil conciliar, visto que o Vaticano condena o homossexualismo e exige abstinência sexual de seus sacerdotes. Em discursos, cartas apostólicas e sermões, o papa João Paulo II deixou claro que esses são assuntos fechados a negociações ou mudanças. Tecnicamente, Mantero não foi suspenso por ser gay, mas por desrespeito ao celibato. Aliás, ele diz que saiu do armário porque, como os sacerdotes não respeitam o voto de castidade, é hora de a Igreja tornar o celibato opcional. Em tempo: os paroquianos de Valverde del Camino decidiram manifestar solidariedade ao vigário gay.


http://64.233.163.132/search?q=cache:0CqbCvMc3V0J:veja.abril.com.br

-=-=-=-=

Documentário sobre padre gay, morto nos atentados de 11/9, é lançado nos EUA
Por Redação 12/9/2006 - 12:09


Anuncie

Os atentados terroristas ao World Trade Center, em Nova Iorque, completaram cinco anos ontem. Além das homenagens feitas aos mortos por autoridades americanas e familiares, a sétima arte também recordou o horror daquela fatídica data em filmes e documentários. Entre eles, "Saint of 9/11" , que conta a história do padre Michal Judge, morto enquanto prestava socorro às vítimas dos atentados às Torres Gêmeas.

"Nem todo mundo pode ser um Padre Judge, mas o filme mostra que a vida é uma sucessão de pequenos gestos que têm um impacto profundo", declarou o diretor do filme, Glenn Holsten

Embora o filme de Holsten seja focado mais na vida religiosa de Michal, sua sexualidade - assumida - e seus problemas com o alcoolismo também são abordados.

"Saint of 9/11" ainda não tem data marcada para estrear no Brasil.

http://64.233.163.132/search?q=cache:bpaMFfcKAxkJ:acapa.virgula.uol.com.br

-=-==-=-=


Nenhum comentário: