Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ateísmo cresce em todo mundo, aponta pesquisa

Segundo especialista crescimento do pensamento secular não fará a religião desaparecer

por Leiliane Roberta Lopes


 

O instituto Gallup Internacional realizou uma entrevista em 57 países referente às crenças religiosas e constatou que o número de pessoas que se consideram religiosas caiu quase dez pontos percentuais.

Pela pesquisa, em 2005 77% das pessoas nesses países eram religiosas, em 2011 esse número representa 68% enquanto que o número de ateus passou de 3% para 13% no mesmo período.

Em entrevista à BBC o professor de sociologia e estudos seculares do Pitzer College (Califórnia – EUA), Phil Zuckerman, afirmou que o crescimento de ateus é visível em todo o mundo. “Há muito mais ateus no mundo hoje do que jamais houve, tanto em números absolutos quanto em porcentagem da humanidade”.

Um dos principais fatores para este crescimento seria a estabilidade econômica e política de alguns países europeus onde o secularismo avançou a ponto de passar o número de religiosos.

Países como Canadá, Japão, Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha, França, República Tcheca e Uruguai possuem os menores índices de crença religiosa do mundo, enquanto que os Estados Unidos já tem 2,4% da sua população formada por ateus.

Apesar desse crescimento o psicólogo social da Universidade da Columbia Britânica em Vancouver (Canadá), Ara Norenzayan, diz que não há riscos da religião acabar no mundo. “Declínio, no entanto, não quer dizer desaparecimento. Por alguma razão, a religião parece dar um sentido ao sofrimento, muito mais do que qualquer ideal secular”, disse.

Fonte: GOSPEL PRIME

Nenhum comentário: