São Paulo - As ações da JBS lideravam as perdas do Ibovespa na manhã desta terça-feira, caindo 5,26% na mínima. 

Os papéis são impactados pela notícia de que o Grupo J&F, controlador da JBS, estaria envolvido na Operação Lava-Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras

Segundo reportagem do jornal Estado de São Paulo, uma planilha teria sido encontrada no computador do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O documento sugere que ele teria firmado contrato para prestar serviços de consultoria para o Grupo J&F. 

O jornal afirma ainda que a polícia encontrou anotações na agenda de Paulo Roberto da Costa que citam como os valores supostamente recebidos do J&F seriam divididos. Nessa indicação de partilha, há a sugestão de que parte do dinheiro seria devolvida ao grupo controlador da JBS. 

Em nota enviada ao Estadão, o Grupo J&F Investimentos afirmou que “não tem, nem nunca teve, nenhum contrato assinado com o sr. Paulo Roberto Costa ou com sua empresa Costa Global”. 

A nota diz também que não se responsabiliza por anotações em cadernetas pessoais de Costa, “com quem não tem qualquer relacionamento”. O grupo afirmou que “não tem nem nunca teve serviço prestado à Petrobras”. 

Recentemente, a JBS refutou "de forma veemente" a notícia veiculada na imprensa nacional que associou a companhia com contas bancárias envolvidas na operação Lava Jato e informou que os pagamentos realizados "não são objeto de nenhum esquema". 

Hoje, as ações da Petrobras registravam perdas de 2,90%.