Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Winston Churchill deu calote em alfaiate, mostram arquivos recém-abertos


A recusa em pagar a conta do alfaiate era uma questão de honra entre os cavalheiros britânicos em século passados, e o primeiro-ministro Winston Churchill não foi exceção, como mostram arquivos recém-disponibilizados ao público.

O líder britânico durante a Segunda Guerra Mundial acumulou uma dívida de 197 libras esterlinas até 1937 -- cerca de 12 mil libras (ou R$ 68) em valores atuais -- com a Henry Poole and Co’s, alfaiataria da famosa rua Savile Row, em Londres, até finalmente ser cobrado. 

Ele se ofendeu, se recusou a acertar a dívida e jamais pisou novamente no estabelecimento.

Apesar da conta atrasada, o alfaiate continuou a fazer roupas para Churchill, contou James Sherwood, historiador que examinou os arquivos da Poole and Co’s.

“Churchill disse que era para o moral, que era bom para nós (da Henry Poole) vesti-lo, e não estava ciente de que estávamos com pouco dinheiro. Ele de fato nunca pagou, e nunca voltou -- jamais nos perdoou”, acrescentou Sherwood no site da Poole and Co’s.

Churchill, que continuou à frente do governo do país nos anos 1950, estava bem acompanhado no tocante a dar calote em seu alfaiate.

O filho do escritor britânico Charles Dickens, por exemplo, fez uma dívida com a mesma loja que por fim teve que ser paga por seu pai famoso.

Quando era príncipe de Gales nos idos de 1870, o rei Eduardo 7 fez “pagamentos ocasionais que se acumularam ao longo dos anos”.

Outros clientes famosos -- e mais bem comportados -- da alfaiataria foram o escritor Bram Stoker, o primeiro-ministro e príncipe prussiano Otto von Bismarck, o banqueiro norte-americano J.P. Morgan e o imperador etíope Haile Selassie 1, que foi atendido pessoalmente pelos alfaiates na capital de seu país, Addis Ababa.

Fonte: 

Nenhum comentário: