Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Integrante do Banco Central Europeu defende regulação para bitcoin


Em entrevista, austríaco diz que moeda virtual é ‘objeto puramente especulativo que tenta se passar por moeda’


por AFP
03/01/2018 10:43 / Atualizado 03/01/2018 12:30
Foto: Dado Ruvic/Reuters


 
FRANKFURT - Um dos integrantes do conselho do Banco Central Europeu (BCE), o austríaco Ewald Nowotny, defendeu nesta quarta-feira que se regule o bitcoin, classificado por ele como “um objeto puramente especulativa que tenta se passar por uma moeda”.

“Bastaria aplicar a regra de base de todas as transações financeiras: cada participante tem que divulgar sua identidade. Isso romperia o bitcoin. (....) Precisamos de um imposto sobre o bitcoin, que não é uma moeda”, afirmou Nowotny, em entrevista ao jornal alemão “Süddeutsche Zeitung”.


Com a declaração, Nowotny, que é presidente do Banco Central da Áustria, retoma uma preocupação já expressada pelo Banco Central Europeu e pelo Federal Reserve (banco central americano) — além do Banco Central do Brasil e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O BCE considera o bitcoin uma bolha especulativa e não como possível concorrente do euro. A autoridade monetária europeia também alerta para o risco do uso para lavagem de dinheiro.

“Acabamos de decidir não emitir notas de € 500 por causa do risco (lavagem de dinheiro) e vemos como o dinheiro sujo se recicla com o bitcoin”, afirmou.


VEJA TAMBÉM:

Refém é libertado após pagamento de R$ 3,3 milhões em bitcoin na Ucrânia

O bitcoin é uma moeda digital que não está sujeita a regulações de nenhum governo ou banco central. As transações são feitas digitalmente, sem nenhum banco intermediar. Como o dinheiro em espécie, o bitcoin permite que os usuários gastem ou recebam os recursos de forma anônima, ou em grande parte anônima, através da internet. Milhares de computadores no mundo validam transações e adicionam novos bitcoins ao sistema. Existem outras moedas digitais, mas o bitcoin é a mais popular.

Nenhum comentário: