Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Rio Tejo acordou castanho em Abrantes

-0:26


Um guarda prisional e defensor da natureza denuncia que a poluição está a matar o maior rio português. Veja os vídeos que divulgou esta quarta feira no Facebook



Sara Rodrigues

Jornalista

Arlindo Marques não se cansa de denunciar crimes ambientais no rio que o viu nascer, crescer e tornar-se homem. “Tenho o dever de denunciar. Só páro quando isto terminar”, afirma, em tom contestatário.

Este guarda prisional, de 52 anos, morador em Ortiga – povoação entre Abrantes e Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco – é um amante da natureza e um defensor do Rio Tejo. Faz parte da associação Pró-Tejo e lamenta a poluição que tem afetado as águas onde antes tomava banho e pescava.

Na sua página de facebook, Arlindo Marques mostra o que hoje aconteceu no Tejo. Uma “espuma da morte”, como lhe chama, em toda a largura do rio na zona de Abrantes. “Todos os dias há descargas. Nunca vi nada como hoje”, conta.

Quis mostrar que a poluição não “vem de Espanha”, como “disse o senhor ministro do Ambiente” e fui filmar a montante. Em Abrantes “estava aquela espuma castanha”, mas em Vila Velha de Ródão o rio estava “limpo e cristalino”. A “descarga foi feita em Ródão e as correntes levaram-na para baixo”.

As denúncias já lhe provocaram o primeiro sobressalto. A Celtejo, uma celulose que produz pasta de eucalipto, moveu-lhe um processo por difamação nas redes sociais e pede-lhe €250 mil de indemnização, diz, indignado. O caso está em tribunal e “o presidente e o vice-presidente da câmara de Vila Velha de Ródão vão ser testemunhas da Celtejo”, contesta Francisco, um pescador da zona.

Arlindo é perentório: “Se não pararem com isto o rio não aguenta.” 

Fonte: VISÃO


Nenhum comentário: