Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 6 de maio de 2018

Por uma cidade mais silenciosa


Berlim lança campanha para identificar regiões mais afetadas pela poluição sonora, que diminui qualidade de vida e causa danos à saúde. Iniciativa deve resultar em plano para reduzir ruídos.


Automóveis, como este Trabant da Alemanha Oriental, são um dos principais causadores de poluição sonora

Quem vive numa cidade grande já deve ter sentido a inquietação e irritação que o excesso de barulho provoca. Além de diminuir a qualidade de vida, a poluição sonora pode causar danos à saúde, como estresse, insônia, depressão e ainda doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição constante a ruídos que ultrapassam 55 decibéis (dB) aumenta os riscos à saúde. Esse limite, no entanto, é constantemente ultrapassado em grandes cidades. Em Berlim, a prefeitura estima que 340 mil moradores vivam em áreas onde os ruídos ultrapassam os limites estipulados pela OMS.


A jornalista Clarissa Neher vive em Berlim desde 2008

Diante desse problema de saúde pública, a prefeitura da capital alemã lançou uma campanha para identificar os cantos barulhentos da cidade. Na primeira fase da iniciativa "Berlim ficará mais silenciosa", moradores foram convidados, até final de maio, a indicar locais problemáticos e sugerir medidas para a redução de ruídos.

Neste estudo, os moradores podem ainda indicar oásis de descanso na cidade, iniciativas para reduzir ruídos e responder a um questionário sobre as características que considera importantes em áreas de sossego.

Os resultados serão comparados com a pesquisa anterior, feita em 2013, que gerou um plano municipal para a redução de ruídos. O principal problema identificado, e que aparentemente continua sendo o pior, conforme as primeiras indicações dos moradores, é o barulho causado pelo trânsito.

Em cinco anos, desde a primeira campanha, diversas medidas para enfrentar a poluição sonora na cidade já foram adotadas. Entre as principais estão a criação de um plano de mobilidade urbana para incentivar o uso da bicicleta e do transporte público, o asfaltamento de antigas ruas, a modernização de trilhos, bondes e trens, e subsídios para a colocação de janelas com proteção a ruídos.

Com os resultados da atual pesquisa, um novo plano para a redução da poluição sonora deverá ser posto em prática na cidade.

Clarissa Neher é jornalista freelancer na DW Brasil e mora desde 2008 na capital alemã. Na coluna Checkpoint Berlim, publicada às segundas-feiras, escreve sobre a cidade que já não é mais tão pobre, mas continua sexy.

Nenhum comentário: