Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Os "poderes constituídos" e os que dormem nas ruas e praças.

(...)  O Green Park é muito conhecido pelos carregadores de bandeira por ser o parque que abre os portões mais cedo, por isso às 4h15min da manhã eu e muitos outros entramos no Green Park. Estava chovendo de novo, mas, exaustos por terem andado a noite toda, eles imediatamente se deitaram nos bancos e dormiram. Vários esticaram-se completamente na grama encharcada e, com a chuva caindo sem trégua sobre eles, dormiram o sono da exaustão. 

E agora gostaria de fazer uma crítica aos poderes constituídos. Como são poderes constituídos, podem decretar o que quiserem, mas tomo a liberdade de criticar o ridículo dos seus decretos. 

Obrigam os sem-teto a andar a noite inteira, sem parar. Expulsam-nos das portas e das passagens e trancam-nos para fora dos parques. A intenção evidente é privá-los do sono. Muito bem, eles têm o poder de privá-los do sono, e de tudo o mais que quiserem, mas por que abrem os portões dos parques às cinco da manhã e deixam os sem-teto entrar lá dentro e dormir? Se a intenção é privá-los do sono, por que deixá-los dormir depois das cinco? E se a intenção não é privá-los do sono, por que não deixá-los dormir mais cedo? Naquele mesmo dia, à uma da tarde, fui ao Green Park e contei dezenas de pobres maltrapilhos dormindo na grama. Era domingo à tarde, o sol aparecia de forma intermitente, e os moradores bem-vestidos do West End, com suas esposas e filhos, ocupavam as ruas aos milhares, tomando um ar. Para eles não era agradável olhar para aqueles vagabundos horríveis, descabelados, sonolentos, e sei que os vagabundos, se dependesse deles, teriam preferido dormir bem na noite anterior. E assim, meu querido e bondoso povo, quando visitarem a cidade de Londres e virem esses homens dormindo nos bancos e na grama, por favor não pensem que são criaturas preguiçosas, que preferem dormir a trabalhar. Saiba que os poderes constituídos os obrigam a perambular a noite inteira e que, durante o dia, eles não têm outro lugar onde dormir.

JACK LONDON - O povo do abismo

Nenhum comentário: