Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Questões tormentosas

 — Os advogados têm liberdade para defender causas que são claramente injustas? 

Um partido religioso ou político pode influenciar na justiça? 

Advogados e juízes participaram da redação das leis que eles interpretam como lhes dá na telha? 

Será que chegaram, em ocasiões diversas, a advogar a favor e contra a mesma causa? 

São ricos ou pobres?

(...)

Quantas pessoas inocentes e excelentes foram condenadas à morte ou ao exílio graças a juízes corruptos e às intrigas políticas mais maldosas! 

(...)

As mulheres da ilha têm grande vivacidade. Desprezam os maridos e adoram estrangeiros. É entre eles que escolhem seus amantes. Agem com a maior facilidade e segurança.

(...) 

Conversava apenas com mulheres, comerciantes e criados, as únicas pessoas de quem podia receber uma resposta de bom senso.

(...) 

Propôs que as mulheres fossem taxadas de acordo com sua beleza e habilidade no vestir-se. Mas constância, castidade, bom senso e bondade natural não pagariam imposto. O total da arrecadação seria tão pouco que não valeria a pena.

(...) 

Os ricos desfrutam do trabalho dos pobres, que são mil vezes mais numerosos que os primeiros. A maior parte de nosso povo é obrigada a levar uma vida miserável, trabalhando todo dia com um salário pequeno, para que uns poucos vivam com fartura.

(...) À medida que as notícias de minha chegada se espalhavam pelo reino, atraía uma enorme multidão de ricos, ociosos e curiosos para me ver.

(...) — Vocês devem ser um povo de brigões ou então vivem ao lado de péssimos vizinhos. Seus generais devem ser mais ricos do que os reis! 

(...)

Suas casas são muito mal construídas, com paredes desalinhadas e nenhum ângulo reto em aposento algum. É que desprezam a geometria prática, considerada vulgar. As instruções que dão aos trabalhadores são refinadas demais, o que sempre é causa de erros. 

(...) 

o comportamento daqueles animais era tão racional e sensato que concluí serem mágicos que se tinham transformado em cavalos.

- Um povo capaz de civilizar animais irracionais deve certamente superar em sabedoria todas as nações do mundo! O cavalo que me levara até ali entrou em seguida e impediu que me tratassem mal. Relinchou para eles várias vezes demonstrando autoridade e recebeu respostas

 SWIFT -  Viagens de Gulliver

Nenhum comentário: