Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Questionável procedimento profissional de advogado?


Rubens Paiva: advogado 'se anima' e tenta parar todas as investigações sobre regime militar
Rodrigo Roca promete atacar a principal argumentação dos procuradores da República

POR CHICO OTAVIO



PUBLICIDADE


RIO — O advogado Rodrigo Roca, que defende no Rio militares envolvidos em crimes praticados durante o regime militar, vai tentar suspender todas as investigações empreendidas pelo Ministério Público Federal sobre desparecimento e mortes de presos políticos entre 1964 e 1985. Animado com as decisões recentes do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo), que concedeu liminar trancando os processos abertos para apurar a morte do ex-deputado Rubens Paiva (21 de janeiro de 1971) e do atentado a bomba no Riocentro (30 de abril de 1981), Roca anunciou que pretende ingressar com um pedido de habeas corpus junto à primeira instância da Justiça Federal, desta vez requerendo o fim dos procedimentos abertos pelo grupo Justiça de Transição, criado pelo MPF para esclarecer as violações de direitos humanos no período.

No pedido, Roca promete atacar a principal argumentação dos procuradores da República, de que a tortura, morte e ocultação de cadáveres seriam crimes de lesa-humanidade, portanto imprescritíveis. Ele alega que não há amparo à tese na legislação brasileira e nem a Justiça local abre lacunas para absorção de regras estrangeiras. Para o advogado, como o TRF-2 praticamente firmou posição sobre o assunto, não teria sentido desenvolver uma investigação e denunciar um caso que não terá seguimento no Judiciário. O pedido alegará também que os crimes estão prescritos e que a Justiça Federal não dispõe de tribunal de juri para esse tipo de ação.

— Tinha esperança que as sucessivas derrotas do MPF na Justiça coibissem novas denúncias. Porém, como isso não está acontecendo, resolvemos agir. Não vamos mais ficar remediando, mas atuar na prevenção. O habeas corpus, se acolhido, vai bloquear todas as novas demandas — disse Roca.

No Rio, existem hoje mais de 200 investigações em andamento. Além das barreiras jurídicas, representadas principalmente pelos efeitos da Lei da Anistia, os membros do MP enfrentam a resistência sistemática das Forças Armadas em acolher pedidos de informações sobre os ex-agentes da repressão.



Read more: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário: