Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Identidade de Jack, o Estripador, é descoberta com exame de DNA


O assassino seria um barbeiro polonês, diz autor de livro

Material genético foi retirado de um xale de uma das vítimasFoto: JARI LOHELAINEN / AFP




Jack, o Estripador, um dos assassinos em série mais famosos da História, foi identificado por meio de traços de DNA encontrados em um xale, afirma Russell Edwards, que mora ao norte da capital inglesa.

Segundo Edwards, o misterioso assassino é Aaron Kosminski, um imigrante judeu da Polônia, que trabalhava como barbeiro em Londres. A verdadeira identidade de Jack, o Estripador, cujos assassinatos aterrorizaram as favelas escuras de Whitechapel, no leste de Londres, em 1888, foi um mistério por mais de 120 anos, com dezenas de suspeitos, que incluíram a realeza, os primeiros-ministros e até sapateiros. 

A prova material que confirma a hipótese veio de um exame de DNA extraído de um xale recuperado da cena de um dos assassinatos. A amostra coincidiu com o material genético de parentes da vítima e de um dos suspeitos.

Edwards, um empresário interessado na história do estripador, comprou o xale ensanguentado em um leilão em 2007. A história diz que o objeto veio da cena do assassinato da quarta vítima de Jack, Catherine Eddowes, em 30 de setembro de 1888.

Com a ajuda do Dr. Jari Louhelainen, especialista em biologia molecular, Edwards usou técnicas pioneiras para analisar o DNA do xale durante três anos e meio.

Eles foram comparados com o DNA de Karen Miller, uma descendente direta de Eddowes, confirmando que seu sangue estava no xale.

Com a ajuda de genealogistas, Edwards descobriu um descendente de Kosminski através da linha feminina, que ofereceu amostras de seu DNA.

Alguns têm dúvidas sobre as descobertas de Edwards. A pesquisa ainda não foi publicada em uma revista científica, ou seja, as alegações ou a metodologia analisada não podem ser verificadas de forma independente.

O professor Alec Jeffreys, que inventou a técnica de DNA fingerprinting há 30 anos, foi chamado para uma verificação posterior.

– Uma reivindicação interessante, mas notável que precisa ser submetida a revisão, com análise detalhada da proveniência do xale e da natureza do DNA. Nenhuma evidência real ainda foi fornecida – disse Jeffreys ao jornal The Independent.

Toda a história e os bastidores da investigação que revelaria a identidade do vilão mais famoso do mundo fazem parte do livro Identificando Jack, o Estripador, que será lançado por Edwards, nesta terça-feira, na Inglaterra.

*Zero Hora com informações da AFP

Nenhum comentário: