Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sefaradita




(ou Sefaradi)

Termo utilizado para designar judeus cujos ancestrais eram originários da Península Ibérica. Sefarad, em hebraico, significa Espanha. Os sefaraditas fugiram da região em meio à perseguição empreendida pela Igreja Católica durante a Inquisição. Os judeus foram expulsos da Espanha, em 1492, e de Portugal, em 1496 (com a possibilidade de permanecerem no país, mediante conversão ao catolicismo). Muitos fugiram para o norte da África, onde permaneceram por séculos. Outros se dirigiram aos Países Baixos e para as Américas.

Um dos traços mais fortes da presença judaica no Brasil, no século 17, foi a fundação de uma comunidade no Recife, onde está a sinagoga mais antiga de todo o continente. Parte desse núcleo de judeus deixaria Pernambuco para ajudar a fundar a cidade de Nova Amsterdã, na América do Norte, que mais tarde viria a ser chamada de Nova York.

Entre os séculos 15 e 19, esses judeus criaram inúmeras comunidades que também se espalharam pela Ásia, geralmente em cidades que eram parte de importantes rotas comerciais, chegando à Índia e à China. Os sefaraditas têm ritos religiosos próprios, bem como uma língua particular, o ladino, que mistura principalmente o espanhol antigo com o hebraico.

Fonte: http://www.conib.org.br/glossario

Nenhum comentário: