Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 8 de julho de 2020

Novo ciclone avança em Santa Catarina e provoca estragos

Em Porto Alegre choveu muito, segundo o jornal ZERO HORA
-=-=-=-=
Municípios de Praia Grande, Passos de Torres e Arroio do Silva tiveram danos entre esta terça e quarta-feira (8); Defesa Civil emitiu alerta de deslizamentos
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS08/07/2020 ÀS 11H33 - 

Os estragos foram muitos menores do que os registrados no início de julho, mas a passagem de outro ciclone já deixou marcas no Sul do Estado. As fortes chuvas entre a noite de terça (7) e a madrugada desta quarta-feira (8) inundaram ruas e atingiram comunidades rurais, principalmente na região da cidade de Praia Grande.

Ao menos 80 casas foram atingidas pelas águas em Praia Grande – Foto: Divulgação/ND


A prefeitura, com o apoio da Defesa Civil e dos bombeiros, realizou o resgate de atingidos. Segundo a força-tarefa, pelo menos 80 casas no bairro 1º de Maio foram atingidas pela água, que subiu 40 centímetros. Pela manhã, o nível já tinha baixado, mas o alagamento deixou danos.

Leia mais









As famílias foram levadas para um abrigo montado em um ginásio municipal. O coordenador estadual da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, afirma que o órgão avalia o envio de itens de assistência humanitária para a região.

“Estamos vivenciando momentos difíceis em nosso Estado, com muitos eventos climáticos e epidemiológicos simultâneos. Dentre eles o Covid-19, tornado, ciclone e agora alagamentos e riscos de deslizamos”, diz.
Famílias abrigadas em ginásio

Outras cidades do Sul do Estado também foram atingidas. Em Passos de Torres, pessoas ficaram ilhadas e foram salvas por botes infláveis, sendo levadas para um ginásio de esportes que serve de abrigo. Ao menos 70 pessoas estão no local.

Em Arroio do Silva, vias ficaram alagadas e ainda pela manhã era possível ver marcas da chuva. A rua Manguerinha, na zona oeste da cidade, ainda apresentava uma lâmina de água nas primeiras horas desta quarta-feira.
Balneário Arroio do Silva também teve ruas alagadas – Foto: Reprodução redes sociais/Divulgação/ND

A Defesa Civil informou que está monitorando possíveis novas chuvas em todo o Estado. “Pedimos à população que continue atenta aos alertas e assim possa estar preparada”, frisou o coordenador.


Nesta manhã, o órgão emitiu alerta de risco de deslizamentos para cidades do Sul do Estado. O município de Praia Grande aparece com “alerta máximo”, e outros sete com alerta vermelho de risco. Confira abaixo:
Alerta de deslizamentos no Sul do Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação
Mar agitado e ressaca

A Defesa Civil estadual também emitiu alerta de mar agitado e ressaca, a partir da noite desta quarta-feira. O aviso vale das 21h ao mesmo horário desta quinta-feira (9), principalmente para o Litoral Sul.

“Previsão de ondas de direção sudeste/leste e picos de altura entre 2,5 e 3 m. Destaca-se principalmente o extremo sul da região, onde há risco de ressaca até Laguna”, detalha o alerta.
Alerta de ressaca e mar agitado no Litoral Sul do Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Fonte: https://ndmais.com.br/tempo/novo-ciclone-avanca-em-santa-catarina-e-provoca-estragos/

Nenhum comentário: