Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

As suspeitas que recaem sobre Putin, em relação à eliminação de oponentes e o Achadismo

Todos sabemos que Putin - ex-membro do serviço secreto russo e líder determinado a recompor a antiga União soviética, na medida do possível - pode sim ter mandado matar gente como Alexei Navalny, traidor a serviço dos interesses ocidentais, inequivocamente.

Aliás, essa é uma prática que a humanidade sempre adotou: "os incomodados que se mudem", ou morrerão. 

Na história dos primórdios do sionismo, parece que ocorreu o mesmo. Vejamos o que lembrou, em nota de rodapé, o virulento anti-semita GUSTAVO BARROSO, ao comentar a polêmica obra Os protocolos dos Sábios do Sião:

Teodoro Hertzl, um dos mais conhecidos sionistas contemporâneos, que se celebrizou em diversas polêmicas e que, no Congresso Sionista de Basiléia, teve forte desavença com Achad Haam ou Asher Ginzberg, um dos quatro israelitas que arrancaram, depois da grande guerra, a lord Balfour a declaração sôbre a entrega da Palestina aos judeus. O sionismo de Hertzl é o chamado sionismo político; e o de Achad é o sionismo prático ou, melhor, secreto. A luta entre ambos foi dura. Em 1904, Hertzl faleceu subitamente. Há graves suspeitas sôbre sua morte. Vide a brochura de L. Fry "Le Sionisme", edição da "Vieille France", Paris, 1921.  

Também em nota de rodapé, pág. 16, anotou o polêmico GUSTAVO BARROSO, na obra aludida:

Achad-Haam ou Asher Ginzberg foi o partidário da concentração na Palestina de algumas centenas de milhares de judeus, de maneira a formar ali um centro espiritual israelita capaz de produzir e irradiar um renascimento da cultura hebraica. Deve-se a Achad Haam a inspiração que levou o ministro Balfour a fazer a célebre Declaração, entregando a Palestina aos judeus. O movimento de caráter sionista criado por Achad Haam recebeu o nome de Achadamismo

Os elogios feitos pela imprensa judaica do mundo, mostraram à sadedade que importância teve sua ação intelectual no pensamento de Israel. 

Sobre a atuaçao de Achad Haam pode-se ler algo interessante no magnífico e mais do que documentado livro de Salluste, "Les origines secrétes du bolschevism" , cujas edições desapareceram misteriosamente da circulação, como desaparecem em geral as dos "Protocolos" em qualquer língua - Vide também L. Fry, "Le Sionisme". Rendendo homenagem a Achad Haam, quando morreu, o "Universe Israelite", de 13 de julho de 1934, chama-o textualmente: "Grande pensador judeu". 

O poeta hebreu Cain Bialik - denomina-o profeta e diz que mostrou o caminho da liberdade.

Nenhum comentário: