Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

STEDILE DENUNCIA MANOBRA DO AGRONEGÓCIO


Publicado por Augusto de Sousa
- Atualizado em 16 de fevereiro de 2024 às 7:51


João Stedile, líder do MST. Foto: reprodução

O economista João Pedro Stedile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), publicou na última quinta-feira (15), em sua conta no X, antigo Twitter, uma denúncia a uma nova prática criminosa do agronegócio no Brasil. Segundo o ativista, donos de fazendas têm criado uma manobra, batizada por Stedile de “indústria dos recursos judiciais”, para adiar o pagamento de dívidas alegando falência, o que estaria prejudicando até empresas internacionais:

O agronegócio vive se autoelogiando, como quem carrega o Brasil nas costas, etc. Mas esconde sempre os subsídios governamentais, os agrotóxicos, o trabalho escravo. E agora inventou mais uma: a indústria dos recursos judiciais.

Fingem que estão quebrados, entram na justiça e conseguem adiar o pagamento da divida por 10 anos, com juros irrisórios. Já virou moda. No ano passado, 263 empresas do agronegócio, todas com muitos hectares plantados de commdities pediram a falência judicial.

A máfia se instalou sobretudo em SC, PR, MG e GO. A coisa é tão grave que até as entidades das empresas transnacionais que vendem os insumos, e compram as commodities deles, tomaram prejuízo e estão denunciando.

Se eles declaram falência, então deveria ter acordo com bancos, credores, e governo para entregarem as terras para reforma agraria. Afinal não cumprem sua função social e ainda dão calote em outros agentes econômicos.

Nenhum comentário: