Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 13 de dezembro de 2009

Futebol feminino

Acompanhei a mais uma partida de futebol feminino (Seleção Brasileira versus Seleção Mexicana), pela TV Bandeirantes e constatei:

01) As atletas erram menos passes que os do futebol masculino;

02) O empenho delas é grande e não se vê deslealdade, ao contrário do que ocorre no futebol masculino;

03) Nenhuma atleta, ao sofrer uma falta, levanta a mão, acintosamente, pedindo cartão amarelo para o adversário;

04) Vários gols foram marcados com portentosos chutes de fora de área;

05) Não ocorrem aqueles agarramentos dentro de área, nas cobranças de corners ou de faltas, que tanto enfeiam o futebol masculino;

06) Nenhuma atleta reclama acintosamente de árbitro ou auxiliar, mostrando as atletas que possuem educação desportiva e sabem entender eventuais erros de arbitragem;

07) Em nenhuma jogada, embora bastante acirrada a peleia, vi alguém tentar uma cotovelada na cara da adversária, ou uma pisada proposital em cima do pé da oponente, como ocorre, com frequência, entre os homens.

Enfim, o futebol feminino, apresentado pelas atletas brasileiras e mexicanas, estava bastante agradável de assistir, pela plasticidade, pelo pequeno número de passes errados, pela lealdade, pelo espírito esportivo e pela aplicação incondicional de todas as jogadoras.

Tirando o sotaque do grande craque e comentarista Neto (que, com todo o respeito, é apenas sofrível) e a pequena presença de público, que se deve, acredito, em parte, ao preconceito que ainda se faz presente entre os amantes do futebol, contra as meninas, valeu a pena ter visto o jogo, sim.

Parabéns a todas e espero que o público prestigie as próximas competições, porque as garotas merecem ter sua indiscutível arte de futebolistas apreciada de perto.

Nenhum comentário: