Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 20 de abril de 2016

Norueguês que massacrou 77 pessoas ganha processo por Direitos Humanos

Fico imaginando se tal decisão fosse adotada por um magistrado brasileiro, em face da noção distorcida de direitos humanos que nosso povo possui.

-=-=-=-=



GETTY
A juíza norueguesa considerou que não foi levado em conta o estado mental de Anders Breivik quando foram determinadas as condições em que foi mantido




O tribunal do distrito de Oslo considerou esta quarta-feira que os Direitos Humanos de Anders Breivik foram violados na prisão. A juíza Helen Andenaes Sekulic condenou o facto de ter sido mantido em isolamento solitário durante quase cinco anos, considerando que não foi levado em conta o seu estado mental quando foram determinadas as condições em que foi colocado

No seu veredicto, a juíza entendeu no entanto que os direitos a uma vida privada e familiar não foram negados ao queixoso, algo que também fora invocado por Breivik. O tribunal frisou que “a proibição de tratamentos desumanos e degradantes representam um valor fundamental numa sociedade democrática”, algo que também se aplica mesmo no caso de “terroristas e assassinos”.

Anders Breivik – o militante da extrema-direita que a 22 de julho de 2011 Breivik foi o autor de um atentado à bomba contra a sede do governo, em Oslo, e mais tarde protagonizou uma matança na ilha de Utoya, causando umj total de 77 vítimas mortais – havia processado o Estado alegando que as condições de isolamento em que esteve mantido, as recorrentes buscas corporais e o facto de ter estado frequentemente algemado enquanto era levado entre as três celas de que dispunha violara os seus Direitos Humanos.

O tribunal determinou também que os 35 mil euros dos custos do julgamento serão pagos pelo Estado norueguês.

Breivik está a cumprir uma pena máxima de 21 anos de prisão, que poderá contudo ser prolongada caso seja considerado que continua a ser perigoso.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Nenhum comentário: