1 / 31
Roger Kisby/Bloomberg via Getty Images
Foi declarada escassez extrema de água no Lago Mead , a maior reserva de água dos Estados Unidos, levando a grandes cortes de fornecimento nos estados do oeste do país. As imagens falam por si
As autoridades norte-americanas declararam, pela primeira vez, escassez de água no lago Mead (a maior reserva de água nos Estados Unidos) obrigando a cortes de fornecimento em diversos estados no oeste do país, como o Arizona e o Nevada, e, ainda, no México.
O lago Mead, localizado na fronteira entre o Nevada e o Arizona, abastece milhões de pessoas no oeste dos Estados Unidos. Esta é a primeira declaração de uma escassez de “nível 1” pelas autoridades norte-americanas, escreve o the Guardian. Depois de uma seca de 20 anos, a barragem que retém o rio Colorado recuou para os níveis mais baixos de sempre desde que foi construída, na década de 1930. O Arizona é o estado mais afetado, perdendo aproximadamente um quinto da água que era suposto receber do rio Colorado.
A barragem está com 35% da capacidade – a margem branca que se vê nas imagens, que reveste o perímetro do lago, indica onde estava o nível da água. O nível de água do lago deve cair ainda mais até o final do ano, levando a cortes em janeiro de 2022, anunciou o Bureau of Reclamation, a entidade que gere, desenvolve e protege a água e recursos hídricos nos Estados Unidos. O Arizona perderá 18% de seu fornecimento anual, Nevada terá um corte de 7% e haverá ainda um corte de 5% no abastecimento no norte do México.
“O sistema do rio Colorado está atualmente em 40% da sua capacidade, uma redução comparável aos 49% registados nesta época no ano passado”, anunciou a agência encarregada dos recursos hídricos.
Mas a escassez no lago Mead não é caso único. O lago Powell, o segundo maior reservatório do país, também alimentado pelo rio Colorado, atingiu seu menor nível: 32% de sua capacidade.
Fonte: VISÃO (PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário