Perfil
- I.A.S.
- Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR
Mensagem aos leitores
Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.
sábado, 30 de abril de 2022
Em dezembro, Bruno Souza votou pela aprovação da proposta que tirou leite da cesta básica
Depois de um governo desastroso, só fracassos - Bolsonaro fracassa e Aliança Pelo Brasil acaba por não conseguir 492 mil assinaturas
Brasil lidera destruição de florestas primárias tropicais
STF anula todas as decisões de Gabriela Hardt, substituta de Moro na Lava Jato
quinta-feira, 28 de abril de 2022
Viagra: Forças Armadas compraram 11 milhões de comprimidos no governo Bolsonaro
Como bancos ingleses lucraram com escravidão no Brasil
Letícia Mori
Da BBC News Brasil em São Paulo
19 julho 2020
CRÉDITO,GETTY IMAGES
Legenda da foto,
O tráfico de pessoas da África para as Américas durou mais de três séculos
quarta-feira, 27 de abril de 2022
Podemos pode lançar general Santos Cruz à presidência no lugar de Moro
Podemos pode lançar general Santos Cruz à presidência no lugar de Moro.
Por Marcelo Hailer
Escrito en POLÍTICA el 27/4/2022 · 11:43 hs
Moro foi parcial e direitos de Lula foram violados, conclui Comitê da ONU
Revista Consultor Jurídico, 27 de abril de 2022, 14h53
Ação pede que Moro seja obrigado a ressarcir prejuízos da "lava jato"
Revista Consultor Jurídico, 27 de abril de 2022, 11h37
domingo, 24 de abril de 2022
Não o acho confiável, mas ...- Weintraub promete expor o Planalto: “Detalhes chocarão a maioria”
PARA REFLEXÃO DOS QUE SE TÊM POR "DONOS DA VERDADE"?
De Rui Barbosa
Mau sabedor, fraco jurista, mesquinho advogado, pouco mais sei do que saber estudar, saber como se estuda, e saber que tenho estudado. Nem isso mesmo sei se saberei bem. Mas, do que tenho logrado saber, o melhor devo às manhãs e madrugadas.
Muitas lendas se têm inventado, por aí, sobre excessos da minha vida laboriosa.
Deram, nos meus progressos intelectuais, larga parte ao uso e abuso do café e ao estímulo habitual dos pés mergulhados n'água fria. Contos de imaginadores. Refratário sou ao café. Nunca recorri a ele como a estimulante cerebral. Nem uma só vez na minha vida busquei num pedilúvio o espantalho do sono.
Em Oração aos moços
ESTARIA BOLSONARO EM CONDIÇÕES DE SER CONSIDERADO O "mais alto magistrado nacional"?
O Indulto de Natal
"Indulto de Bolsonaro a Silveira é ensaio para o golpe"
IMPORTÂNCIA DO ENSINO E DA EDUCAÇÃO
O dever supremo, dos que ocupam as posições dominantes em nome de um regime democrático e livre, é o de suprimir a injustiça, quanto possível, defender a liberdade, estabelecer a igualdade.
Se assim é, que há de mais urgente que o fazer desaparecer dentre os indivíduos essa causa de desigualdade, essa causa de inferioridade intelectual e econômica, e de incapacidade política – qual o “não saber ler nem escrever”?...
Compreende-se, porventura, uma democracia de onde 90 por 100 dos indivíduos são excluídos por 278 analfabetos?
Tanto vale dizer: uma democracia sem povo, sem cidadãos.
MANOEL BOMFIM - A América Latina - Males de origem
COMO MORRE A NACIONALIDADE
As camadas inferiores são os viveiros donde saem continuamente os novos elementos, que lhes vêm dar vigor, e cobrir os claros, compensando o que a degradação parasitária tem consumido.
São esses elementos que, assim, asseguram a vida à nação, garantindo o seu progresso, contra o conservantismo essencial dos parasitas, até que, afeiçoando-se ao parasitismo, os novos entrados se tornem por sua vez conservadores, e resistam amanhã aos que tiverem surgido depois.
Eis aí por que “a revolta social de ontem é a opressão política de amanhã”...
São esses novos elementos que, pelas energias próprias de que são possuídos, mantêm na sociedade a soma de vigor e de inovação precisa para que se continue a obra civilizadora.
É à custa deles que as sociedades vivem e progridem, até o dia em que a justiça se imponha a todos os homens, e desapareçam estas iniqüidades e distinções – dominantes e dominados, parasitas e explorados.
Até lá, é a massa popular que representa a garantia, o futuro e o progresso das nacionalidades.
Quando o abandono e a miséria lhe aniquilam todas as energias, quando o embrutecimento lhe mata os estímulos, reduzindo-a à imbecilidade, quando a opressão e a exploração a deformam e a degradam, até o ponto de lhe abafar todos os ímpetos, e que a multidão perde mesmo a faculdade de se revoltar contra esta opressão – nesse dia, morreu a nacionalidade.
MANOEL BOMFIM - A américa Latina - Males de origem
PARA REFLEXÃO DOS PARASITAS
(...) proletário – indivíduo que deixa prole.
É ele – o miserável, o inferior, o explorado – que faz prole e garante, pela sua descendência forte, a conservação da nacionalidade. No entanto, ele é o miserável; em condições normais, se o parasitismo das classes exploradoras não as debilitasse, deveriam elas proliferar muito mais que o proletário. Todo o conforto é para elas; mas nada compensa a decadência provocada pelo regime parasitário.
Sob o ponto de vista social e político propriamente dito, este fato – o renovamento das classes superiores às custas de elementos provindos das camadas inferiores e da conservação das nações alimentadas por estas Últimas – sugere considerações bem interessantes.
Por ora, limitemo-nos a registrá-lo; ele nos demonstra sobejamente o quanto o parasitismo social é pernicioso, sobretudo aos grupos parasitas.
MANOEL BOMFIM - A América Latina - Males de origem
CONSTATAÇÃO ANIMADORA
Os mamutes e mastodontes extinguiram-se, as formigas multiplicaram-se. Nem sempre a força é garantia da sobrevivência e do triunfo; perseguidos são os ratos e os leões, estes desaparecem, aqueles enxameiam...
Só não sabem disto esses que só se voltam para a natureza, querendo achar nela justificativas para a própria maldade: “En voulant imiter ce que nous appelons l’injustice de la nature, nous risquons de n ‘imiter et de ne favoriser que notre propre injustice” (Maeterlinck).
MANOEL BOMFIM - A América Latina: males de origem.
SONHANDO QUE ACONTEÇA
A sociedade é um organismo em evolução, um corpo em movimento, total, contínuo, integral – como o de um rio no seu declive; os conservadores põem-lhe diques, suspendem o progresso normal: as águas, as injustiças acumulam-se, e, um dia, o seu peso rompe o dique – é a revolução social; foram os conservadores que a prepararam.
Por isto, a história humana se desenvolve como uma corrente cortada de barragens, vagas que se despedaçam contra obstáculos, catástrofes, crises e destruições violentas, devido a que os grupos dos satisfeitos não consentem o transformar incessante das coisas. (...)
O levante é o remédio usual, e único eficaz.
MANOEL BOMFIM - A América Latina: males de origem.
sábado, 23 de abril de 2022
INDULTO É ATO DE CLEMÊNCIA ATRELADO E RECOMENDADO PELO VALOR DO CONDENADO
OPINIÃO DE EXTREMA DIREITA, CLARO - Para Ives Gandra, perdão de Bolsonaro a Silveira não pode ser contestado
Revista Consultor Jurídico, 23 de abril de 2022, 13h51