Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 11 de abril de 2022

Antes da tecnologia, religiões criaram uma 'câmera' que vê tudo: Deus





PAULO LOPES
jornalista

O colunista da Folha Hélio Schwartsman escreve ser favorável à colocação de câmera na farda de PMs porque, como ficou provado, isso evita morte de pessoas pelos policiais. "É só apertar play que as pessoas já começam a se comportar melhor."

Ele afirma que essa câmera que vigia o comportamento das pessoas não é invenção da moderna tecnologia, porque existe desde os primórdios da humanidade: é Deus.


"[As] religiões criaram a figura de um Deus que tudo vê e mantém registro do que cada um de nós faz para efeitos de castigo/recompensa futuros."

Continua: "esse Deus onividente é, se quisermos, uma câmera virtual que religiões instalam nas cabeças dos fiéis com o intuito de fazê-los comportar-se melhor. Funciona. Há toda uma família de experimentos psicológicos que mostram que as pessoas, quando lembradas (primed) da ideia de Deus, adotam atitudes mais pró-sociais em jogos econômicos."

Ressalta-se que nem todos precisam dessa "câmera" para se comportar melhor, tendo, por exemplo, compaixão, embora seja o cristianismo que prega o "amor ao próximo".


A câmera das religiões

Nenhum comentário: