Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 22 de abril de 2022

Rosa Weber será relatora da ADPF que vai analisar perdão a Daniel Silveira




AÇÃO DA GRAÇA
22 de abril de 2022, 15h53




A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, foi sorteada para relatar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 964, que analisará a legalidade da graça constitucional concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).Rosa Weber será relatora da ADPF da graça constitucional concedida por Bolsonaro

A ação foi proposta na manhã desta sexta-feira (22/4) pelos partidos Rede Sustentabilidade, PDT e Cidadania.

As legendas acionaram o STF por considerarem que a decisão do presidente viola os princípios da separação dos poderes com "evidente desvio de finalidade à luz da teoria dos motivos determinantes". A ação pede que, por meio de liminar, o decreto seja revogado.

Em sua argumentação, a Rede afirma que Bolsonaro "derrubou o tabuleiro" do jogo democrático e republicano ao editar o decreto que beneficiou Silveira. "Não satisfeito com o resultado do julgamento, que sequer é definitivo, resolveu portar-se como uma instância revisora de decisões judiciais, à revelia da dinâmica constitucional insculpida pelo mais basilar fundamento do constitucionalismo moderno: a separação de Poderes", diz a inicial.
Ad
1


Revista Consultor Jurídico, 22 de abril de 2022, 15h53

Nenhum comentário: