Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 24 de abril de 2022

PARA REFLEXÃO DOS QUE SE TÊM POR "DONOS DA VERDADE"?

- Tudo o que há de verdadeiro para o ser humano é o que percebe, o que sente, o que experimenta, e como as sensações diferem de indivíduo para indivíduo, um vendo como azul o que o outro vê como verde, um vendo como grande o que o outro vê como pequeno, conclui-se que há tantas verdades quantos indivíduos, que o indivíduo é a medida do verdadeiro e do falso, que não há verdades universais, princípios válidos para todos os homens ou, ao menos, não existe para nós nenhum sinal seguro pelo qual possamos reconhecer a verdade absoluta de uma tese metafísica ou de moral. O indivíduo é a medida da verdade e a medida do bem: o ato que beneficia a um homem é prejudicial a outro; é bom para o primeiro e mau para o segundo. A verdade prática como a verdade teórica são coisas relativas, questão de gosto, de temperamento, de educação. As disputas entre os metafísicos são, portanto, completamente ociosas. É-nos possível tão somente constatar o fato individual da sensação; é-nos ainda menos possível conhecer as causas ou condições primeiras do fato, as quais escapam a toda percepção possível.

Que o homem se ocupe, por conseguinte, da única coisa que lhe é realmente acessível: ele próprio! Que, renunciando às especulações estéreis acerca das causas primeiras, ele concentre suas faculdades sobre a única questão definitivamente importante: as condições da felicidade. Ser feliz consiste em reger a si mesmo e reger os outros; reger-se é ser virtuoso: a filosofia é, portanto, a arte de ser virtuoso. Para reger os outros - numa sociedade apaixonada pela beleza da linguagem e sempre pronta a sacrificar o conteúdo pela forma - é mister ser eloquente, ou seja, passar bem e dizer bem. A filosofia é, assim, a arte de passar bem e dizer bem - resume-se nestas três partes: moral prática, dialética e retórica - PLATÃO - As Leis - Adendo.


- (...) com a sua ingenuidade implacável, que tudo é justo, desde que serve à verdade; coisa que tornava-o próprio para dominar os partidos extremos. Os tratantes conheciam-no honrado, e estavam contentes. Os criminosos sentem-se lisonjeados vendo-se presididos por uma virtude. Isso vexa-os e agrada-lhes.

(...) A história tem a sua verdade, a lenda tem a sua. A verdade lendária é de natureza diversa da verdade histórica. A verdade lendária é a invenção dando como resultado a realidade. Quanto ao mais a história e a lenda têm os mesmos intuitos, pintar no homem efêmero o homem eterno.- VICTOR HUGO - Noventa e três.

- A razão deve-lhes ter mostrado a verdade.
- A verdade... a verdade... Ora Valha-nos Deus, meu tio; e quem sabe onde está ela?
Pois todas estas mudanças que sucedem no mundo, de que procedem senão de se julgar a cada passo ter-se descoberto que a verdade não está onde se supunha? - JÚLIO DINIS - Os fidalgos da casa mourisca.

- "O que é verdadeiro vale por si mesmo; mas há verdades amargas e verdades doces, verdades úteis e verdades perigosas .. . " - MARIUS ANDRÉ - cfe. GUSTAVO BARROSO - História secreta do Brasil.


Nenhum comentário: