Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Briga de galos



Conquanto pareça, a qualquer pessoa de bom senso, uma atividade abominável, a que se volta para colocar dois valentes galos frente à frente, para cortar-se com esporas de metal que lhe são colocadas nos pés, visando os proprietários e apostadores auferir ganhos financeiros, não resta a menor dúvida de que apreciar as aves em combate é algo emocionante.

A gana com que os contendores emplumados se enfrentam e a coragem para continuar lutando, apesar do cansaço, dos olhos vasados e dos corpos furados, é algo indescritível.

Que estranha mola impulsiona estes bichos para o entrevero, via de regra mortal?

Quem lhes incutiu no instinto este amor pela briga e o destemor da morte?

O que os motiva a dar demonstrações inequívocas de que a luta exige coragem e desprendimento, até da própria vida?

Visariam tais contendas fazer prevalecer os mais fortes e contribuir, assim, para o aperfeiçoamento da espécie?

Se a resposta à ultima pergunta for positiva, é preciso não esquecer de que nem sempre a força e a destreza física prevalecem, não sendo raras as ocasiões em que a agilidade mental e a astúcia sobrepujam a força.

A coragem, todavia, nunca será desprezível.

Nenhum comentário: